Logo E-Commerce Brasil

VTEX registra 63 milhões de usuários únicos, com 92 pedidos por segundos

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

O interfone tocou na redação do E-Commerce Brasil às 16 horas de quinta-feira, 26, era a equipe da VTEX chegando para montar seu QG da Black Friday no laboratório aqui da empresa. Computadores, monitores e energéticos, tudo para garantir que a tarde, noite e madrugada passe com segurança, afinal, vão precisar manter os sites no ar e com segurança para as empresas. E com muita agilidade para os consumidores.

A VTEX Commerce, plataforma para loja online, e-commerce e omnichannel, permite customização de layouts para desktop, mobile, tablets, totem, Kiosk e qualquer canal de vendas online. Na operação “VTEX Black Friday 2015” são mais de 1.400 lojas virtuais sendo monitoradas. “Até às três horas da madrugada de sexta-feira, 27, os números iniciais apontaram picos de 92 pedidos por segundos nas plataformas VTEX. Alcançamos mais de 1 milhão de requests por segundo, sendo 63 milhões de usuários únicos e 426 milhões de visualizações de páginas”, confidencia Mariano Gomide, um dos fundadores da VTEX.

Mariano comenta que o interessante é que a VTEX não oferece somente infraesturura, pois a área de TI supera tecnologia. “Viver dentro de uma sala de controle na Black Friday é mais do que infra. Controlamos taxa de cobertura de estoque, performance do ecossistema – como tags de redes sociais e remarketing, além de manter um contato em tempo real com os clientes para ajustes das ofertas. O papel de uma empresa é ser ativo na ajuda ao varejo para elevar as vendas. Quem conta com a plataforma, encontra além do sistema um conhecimento profundo para performar na Black Friday”, explica Mariano.

Sexta-Feira, 27
Todos que estavam trabalhando na “Sala de Controle VTEX” ficaram apreensivos com o início oficial da Black Friday 2015. Eram salas de controle em três países, com mais de 180 pessoas envolvidas, sendo mais de 40 sistemas que compõem as plataformas e 4 mil servidores.
“Quando separamos os acessos por dispositivos os números alcançaram 57% de desktop e 43% mobile nas plataformas VTEX”, confidencia Mariano.

“O que foi o Natal um dia, é hoje a Black Friday para o varejo. Muitas lojas infelizmente subestimam a Black Friday. Se o consumidor entrar e o site estiver lento na hora do Black Friday ele vai para outra loja. Esperamos em torno de 200 mil transações em um único dia”, confidencia Mariano.

O fundador destacou a Loja Labellamafia nos primeiros minutos de Black Friday. O e-commerce de moda conseguiu converter 17% dos acessos na Black Friday. “A média do mercado é de 2%, com uma usabilidade inovadora, promoções tentadoras e um sistema robusto de plataforma eles conseguiram sustentar e converter em vendas”, finaliza Mariano.

black_friday_2

 

Salas de Controle VTEX
– São Paulo
– Rio de Janeiro
– Buenos Aires
– Cidade do México
– Mais de 180 pessoas envolvidas
– 43 sistemas que compõem as plataformas
– 4 mil servidores

Veja também
– Especial Black Friday: VTEX realiza “Sala Controle” no E-Commerce Brasil
– Especial Black Friday: mobile atinge 43% de acessos nas plataformas VTEX