Logo E-Commerce Brasil

Espanha: material de escritório registra alta no e-commerce após Covid-19

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Nas primeiras semanas da crise de saúde da Covid-19, principalmente na segunda quinzena de março, houve grandes quedas no e-commerce na Espanha, acentuadas em alguns setores, como moda e decoração, segundo dados da Netquest.

No entanto, houve aumentos repentinos em outros setores, como supermercados, farmácia, videogames, material de escritório. Em abril, houve um aumento geral em todos os setores, com exceção de moda. Os dados foram analisados entre 17 de fevereiro e 19 de abril de 2020.

Supermercados

Na semana de 23 de março, o tráfego nos supermercados praticamente dobrou em comparação com uma semana normal, mas os problemas de colapso na logística impediram de responder à demanda crescente, e o que poderia ser explorado terminou em crescimento menor que o potencial.

Material de escritório

Os produtos de material de escritório se tornaram produtos essenciais. O home-office e a escolaridade em casa causaram um grande aumento nesses tipos de produtos, que são cada vez mais procurados a cada semana.

Casa & Decoração

Casa & Decoração teve um impacto inicial muito negativo (com quedas de até 50% durante a semana de 16 de março), mas se recuperou posteriormente, e nesta última semana ficou 30% acima dos dados da semana de referência.

Moda

Moda é o setor com o impacto mais negativo de todos os setores online: embora esteja se recuperando pouco a pouco desde a semana de 16 de março (que foi o ponto mais baixo da série analisada), ainda não está em níveis usuais.

Outras categorias do e-commerce

Passagens e viagens sofreram quedas significativas. Videogames, equipamentos de várias categorias e produtos farmacêuticos continuam apresentando forte crescimento em comparação com a semana de referência anterior à pandemia.

Visão geral de tráfego dos setores do e-commerce

Para mais informações, basta acessar a página de estudo.

Leia também: Vendas online mantêm crescimento na União Europeia