Logo E-Commerce Brasil

Espanha é o 4o País da Europa em faturamento no e-commerce

Por: Vivianne Vilela

Diretora de Conteúdo do E-Commerce Brasil

Vivianne Vilela atua como Diretora de Conteúdo, do E-Commerce Brasil há mais de 11 anos. É responsável pela curadoria dos eventos, dentre eles o Fórum E-Commerce Brasil (maior evento de e-commerce das Américas). Passou mais de 7 anos trabalhando em projetos nacionais para promover a inclusão, transformação e expansão no uso da tecnologia dos pequenos negócios no Brasil pelo Sebrae Nacional.

De acordo com dados de um estudo da organização Ecommerce Europe, o e-commerce na região faturou mais de 311 bilhões de euros, dos quais quase 13 bilhões de euros vieram da Espanha, tornando-se assim, o quarto país que mais faturou com o comércio eletrônico após o Reino Unido, Alemanha e França.

 

Os sites B2C crescem na Europa a um ritmo vertiginoso, desde o final do ano passado, onde já existem mais de meio milhão de sites dedicados a este setor, que empregam mais de 2 milhões profissionais  locais, tanto direta como indiretamente. Se espera que este número de pessoas aumente consideravelmente nos próximos anos.

 

O e-commerce por região

 

O relatório também analisa os dados de e-commerce por continente. Os 311 bilhões de euros que foram faturados na Europa no ano passado representam 35,1% do total (889 bilhões). Atrás Europa América do Norte estão localizados, que conta mais de 294 bi (33,1%), a região da Ásia-Pacífico, com 227.800 milhões, representando 25,6% do total, e na América Latina, Oriente Médio e Norte da África, o que equivale a apenas 6% de todos.

 

O crescimento do e-commerce na Europa acontece, de forma similar aos outros continentes: ampliação do acesso a Internt de forma generalizada e o número de smartphones conectados. Compras através de dispositivos móveis estão em ascensão nos últimos anos por todo continente europeu e no Reino Unido, por exemplo, já responde por 12% do total de vendas on-line.

Este relatório afirma que os motores do crescimento  estão no sul e leste da Europa, bem como na Espanha, Polônia, Itália, Rússia e Turquia, entre outros.

 

Futuro do e-commerce na Europa

 

De acordo com a Ecommerce Europe, estes dados irão melhorar significativamente nos próximos anos, dobrando seu volume de negócios até mesmo no final de 2016, quando se espera gerar 625 bilhões de euros, graças ao e-commerce B2C.