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Enjoei compra Elo7, maior plataforma de produtos autorais do Brasil

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Marketplace de produtos usados, o Enjoei acaba de anunciar a compra do Elo7, plataforma de vendas de artesanato e produtos personalizados. Apesar de não revelar o valor da operação, a companhia ressalta que a transação está de acordo com a meta de reduzir seu consumo de caixa.

Elo7 possui atualmente 50 mil vendedores ativos, o que representa um crescimento de 76% em relação à atual carteira de vendedores da Enjoei / Imagem: montagem E-Commerce Brasil

Outra informação apresentada pela diretoria do Enjoei é que, por ora, as operações da plataformas seguem independentes, exatamente como antes da aquisição. “Essa operação representa um marco importante na estratégia de expansão de base de vendedores independentes e na ampliação de categorias de produtos”, afirma Tiê Lima, diretor-presidente do Enjoei.

Em 2022, a Elo7 fez um GMV (Volume Bruto de Mercadorias) de cerca de R$ 500 milhões. Por outro lado, o valor do Enjoei no mesmo período foi de R$ 1,1 bi. Outro ganho para o Enjoei são os 1,6 milhão de compradores ativos da Elo7 que se somam aos seus cerca de 1 milhão.

O que mais o Enjoei ganha com o Elo7

O Elo7 possui atualmente 50 mil vendedores ativos. Isso representa um crescimento de 76% em relação à atual carteira de vendedores da Enjoei. Hoje, o Enjoei recebe anúncios de produtos como móveis, eletrodomésticos, computadores e livros. Já o Elo7 possui em sua base produtos artesanais e personalizados.

Dessa forma, a aquisição do Elo7 é uma oportunidade para uma oferta mais ampla de produtos à Enjoei. Nesses primeiros seis meses, a Enjoei espera capturar sinergias em logística e meios de pagamento, além de ajustar suas políticas comerciais para torná-las mais coerentes e rentáveis.

Essa é a segunda aquisição anunciada pela Enjoei. Em 2021, a companhia havia assinado um contrato de compra e venda da plataforma Gringa. Porém, em maio de 2022 a Enjoei anunciou a anulação do trâmite, uma vez que o direito de recesso dos acionistas superou R$ 1,5 milhão.