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Tendências em Educação Corporativa: como potencializar o conhecimento de marketing digital nas organizações

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A educação tem se tornado ponto comum nos investimentos das maiores empresas do Brasil. Isso se justifica porque, em primeiro lugar, a maioria das universidades não conseguem acompanhar a celeridade do mercado, em segundo, porque os profissionais têm buscado por empresas que potencializam suas carreiras e, em terceiro porque investir em educação é investir no futuro do Negócio, seja na melhoria dos atuais resultados ou na renovação dos serviços prestados.

Concordando, portanto, que a educação é essencial para o crescimento de empresas que atuam em mercados tão dinâmicos como o Digital, a grande questão é: Como potencializar o conhecimento e atingir resultados?

Tendo como missão, “Transformar as Pessoas Para o Futuro” e investindo constantemente na formação dos colaboradores, a Enext se tornou a agência mais certificado do Brasil em Meta Ads, Amazon Ads, Mercado Ads e Salesforce Marketing Cloud. Para alcançar estes resultados, destinamos os nossos esforços para o desenvolvimento de 3 frentes:

1 – Profissionais aptos a multiplicar conhecimento;
2 – Metodologias de ensino;
3 – Cultura de aprendizado.

Antes de mostrar como foi feito, gostaria de compartilhar os resultados alcançados no período de 2020 a 2022. Analise os dados admitindo uma média de 300 colaboradores por ano:

Em 2020, o nosso time estava 100% focado nas certificações e os treinamentos aconteciam pontualmente para melhorias técnicas. Em 2021, implementamos a área de Talent Development com fomento às certificações e início de um ecossistema voltado para o Life Long Learning. Isso resultou em um aumento expressivo de ambos os indicadores dos gráficos acima. Em 2022, solidificamos a cultura de aprendizado e obtivemos um crescimento de 142% em conclusões de cursos e de 49% em certificações.

Entenda como a empresa passou de 65 para 641 certificações por ano e 82 para 4769 conclusões de cursos no mesmo espaço de tempo.

1- Profissionais aptos a multiplicar conhecimento

De acordo com CNI/Ibope 2021, “87,5% dos estudantes não se sentem bem preparados para o mercado de trabalho”. Isso acontece porque, em geral, a grade de ensino das Universidades é feita por profissionais que estão na academia. Sendo assim, os estudantes são formados para a sociedade científica e estão aptos a resolverem problemas teóricos e a tornarem-se pesquisadores.

Por outro lado, grande parte do conhecimento adquirido na faculdade não é aplicável no trabalho. Pare para pensar: quantas informações você adquiriu na academia e já se esqueceu? Quantas delas você realmente aplicou? 

Se você pudesse escolher um assunto que domina, escolheria a matéria do 1° ano da faculdade em que você tirou 10, ou a área em que atuou nos últimos 2 anos?

Provavelmente, você também respondeu que domina os assuntos da área em que trabalha. Sendo assim, deve concordar que aquilo que praticamos é lembrado e também que o conhecimento verdadeiramente prático está nas empresas. Portanto, é papel das corporações criarem mecanismos para disseminar este aprendizado.. 

Em 2021, decidimos mapear todos os conhecimentos estratégicos para a empresa, e os categorizamos entre técnicos, negócios e comportamentais para cada área/cargo. Para área de CRM, por exemplo, escolhemos ensinar sobre plataformas como Salesforce Marketing Cloud, técnicas para a elaboração de email marketing e boas práticas para a aplicação dos emails em campanhas.

Em seguida, cruzamos os dados dos cursos que precisávamos desenvolver, com  a qualificação dos profissionais, e então, elencamos a nossa equipe de “Multiplicadores”. Esta equipe é fundamental para acelerar a disseminação do conhecimento, portanto, chegou a hora de ensiná-los a ensinar.

2 – Metodologias de ensino

Muito se fala sobre a “Pedagogia” (Ciência de Ensino para crianças e adolescentes), porém pouco se divulga sobre a “Andragogia” (Ciência de Ensino para adultos). É exatamente pela falta de conhecimento sobre educação que grande parte das aulas, desde o Ensino Médio até a Pós-Graduação, tornam-se tão pouco atrativas.

A grande diferença do ensino para crianças, se comparado ao de adultos, é que nós somos muito mais seletivos (um pouco chatos) com aquilo que decidimos aprender. As crianças em geral, estão abertas ao aprendizado e isso faz com que absorvam todo ou qualquer novo conteúdo, mesmo que o seu objetivo não seja ensiná-la. Pense no que os seus filhos ou sobrinhos aprenderam com você no último final de semana. Pode ser um comportamento, uma palavra nova, entre outros.

É impressionante o quanto eles são capazes de aprender nesta idade, não é mesmo?

O adulto, por sua vez, decide se quer aprender ou não e para convencê-lo é fundamental mostrar que este novo conteúdo é aplicável ao seu quotidiano. Além disso, é válido ressaltar que existem estímulos que ficam gravados na nossa memória muito mais profundamente do que outros.

Analise a pirâmide abaixo e compreenda quais são os recursos de aprendizagem que dificilmente serão esquecidos:

A partir do estudo de William Glasser com a pirâmide de aprendizagem, observamos que não basta organizar webinars, deixar uma pessoa falando durante 2h e acreditar que, de fato, todos entenderam. Precisamos criar mecanismos para tornar o conhecimento prático, aplicável e interativo.

Os multiplicadores da Enext passaram por uma formação sobre ensino e aprendizagem e desenvolveram, juntamente com a equipe de Talent Development, trilhas de aprendizado, ou melhor, sequências lógicas de conteúdo que mesclavam materiais de leitura, vídeos, treinamentos ao vivo e desafios práticos.

Com a metodologia adequada, formamos a base da empresa. Agora, estagiários e analistas Jr’s aprendem com profissionais Sênior’s e aplicam os novos aprendizados em seu trabalho, o que, de forma contínua, os qualifica ao próximo cargo.

3- Cultura de aprendizado

Como garantir o Life Long Learning em toda a companhia?

A cultura de aprendizado é instaurada quando a equipe de gestão da empresa valoriza o estudo e incentiva os novos conhecimentos.

Com conteúdos de qualidade, é natural que mesmo os adultos queiram aprender. O próximo passo, é organizar a agenda para que esse objetivo saia do papel. É nesse momento que entendemos o quanto a empresa está de fato comprometida com a cultura de treinamento, afinal, tempo é dinheiro e reservar horas de trabalho para estudar é, literalmente, investir recursos em educação.

Passamos a fomentar a realização de treinamentos e a gerenciar os resultados. Utilizamos métricas para acompanhar o engajamento do time, como “conclusões de treinamento por período”, “certificações obtidas”, “horas investidas em treinamentos”. É natural que no início seja necessário cobrar que as pessoas concluam os cursos e reforçar a importância deles. Entretanto, com o tempo, o time passa a compreender a necessidade do estudo, e a almejar a especialização, incluindo períodos de aprendizagem no seu dia-a-dia. 

Para disponibilizar todo o conteúdo em um mesmo lugar e gerenciar cada conclusão, utilizamos uma plataforma e-learning 100% adaptada à nossa metodologia de ensino. Muitos começam por aqui, investindo primeiro em tecnologia e depois em conteúdos e profissionais, o que entendemos como um grande erro, pois investir em ferramentas e tecnologia só nos trará verdadeiros resultados se estiverem associados a profissionais capacitados.

E como tudo isso impacta nos resultados de Negócio?

O primeiro ponto é que colaboradores que passam por experiência de aprendizado, dominam suas atribuições e, portanto, fazem entregas excelentes. Essas, por sua vez, retém clientes e criam oportunidades.

O segundo está entre as maiores preocupações do mercado atual: “O Turnover”. Não é possível garantir que o colaborador permaneça na empresa apenas com treinamentos (embora saibamos que seja um fator que apoie na decisão). Mas, sua empresa estará protegida do Turnover, ao formar a base e preparar outro profissional para assumir o cargo em aberto. 

Por fim, a cultura de aprendizagem anda em consonância com a cultura de inovação e o seu próximo serviço/produto pode surgir de um insight que ocorreu durante um curso ou formação.

Em 2023 decidimos expandir a Enext University para todo o público. Dessa forma, os cursos que garantiram resultados expressivos para a Enext, agora, estão disponíveis para todos! Com isso, podemos formar não só os colaboradores como também clientes e pessoas interessadas nas principais tecnologias do mercado digital.

Com base em metodologias ativas e objetivando o máximo aprendizado dos alunos, a University conta com cursos de CRM Salesforce, Ecommerce Vtex e Softskills. Em breve, também serão lançadas formações em CRO, BI, SEO, Mídia, Design e Marketplace. Confira em: https://university.enext.com.br

Portanto, para potencializar o conhecimento de marketing digital na sua empresa, recomendamos iniciar definindo o que será ensinado e quem poderá fazer isso. Em seguida, atue diretamente com profissionais de educação para definir a melhor metodologia de ensino e, finalmente, inicie a cultura de aprendizagem. Estamos certos de que a educação é a chave para alavancar os resultados do seu Negócio e que nós da Enext, podemos potencializar esse investimento.