A recessão econômica mundial em 2023 já é um fato, por isso as lojas virtuais devem se preparar para enfrentar a crise e tentar sustentar o volume de vendas em um cenário desfavorável.
Porém, na dificuldade, sempre existe uma oportunidade. Assim como o comércio eletrônico teve um grande crescimento durante a pandemia, neste cenário que agora enfrentamos também é possível potencializar os resultados do seu e-commerce. A chave agora é redobrar a atenção na retenção de clientes e em fortalecer o relacionamento com o consumidor.


Fonte: Lett e Opinion Box
O segundo motivo pela qual pessoas compram pela internet é a conveniência de poder comprar um produto sem sair de casa. O fator conveniência também está relacionado a outros pontos da experiência do cliente como um todo, como a comparação de preços, a possibilidade de evitar filas e a facilidade de enviar presentes.
Tudo isso deixa claro que, para prosperar em tempos de recessão, antes de mais nada é imprescindível conhecer o consumidor digital.
Quem é o consumidor digital na recessão econômica?
- Paciente: a pessoa que espera por promoções para comprar seus produtos preferidos. É necessário informá-la sobre promoções e recompensá-la após compras frequentes.
- Corta tudo: esta pessoa está disposta a trocar seus produtos preferidos por outros mais baratos e vai diminuir as compras de forma geral, mesmo em itens indispensáveis. Por isso é necessário comunicá-la sobre os produtos mais baratos disponíveis na sua loja virtual.
- Oportunista: essa pessoa continuará em busca das melhores oportunidades conforme a sua rotina de compras. Ela responde a comunicações focadas na qualidade e nos diferenciais dos produtos que vão trazer vantagens para a sua compra.
- Cuca fresca: mesmo com a crise, ainda existem consumidores que vão manter sua rotina de compras, independente do preço e da época do ano. Para estas pessoas, a comunicação deve ser constante e personalizada, além de destacar a importância dos produtos fundamentais e os diferenciais dos produtos mais caros.
Para potencializar as vendas do seu e-commerce durante a recessão econômica, também será preciso adaptar a sua loja virtual ao comportamento do consumidor digital do seu negócio.
6 dicas para vender mais na crise
1. Feedback de clientes
O primeiro passo para vender mais em um período no qual as pessoas devem gastar menos é conhecer os seus clientes. Faça pesquisas, colete tantos dados quanto puder (respeitando a LGPD, é claro) e peça o feedback dos consumidores e inscritos na sua base de dados.
2. Facilite o processo de compras
É importante também oferecer uma boa experiência de navegação no site, onde seja fácil encontrar os produtos desejados e incluir produtos relacionados ao carrinho de compras, bem como finalizar o processo de checkout sem qualquer dificuldade.
3. Reforce a confiabilidade da sua loja virtual
Estimule as avaliações e comentários na sua loja virtual e mostre notificações de Prova Social para reforçar a confiabilidade da sua marca.
4. Ofereça um valor agregado às suas vendas
E lembre-se que o fim de uma jornada de compra é o início da próxima – convide seus clientes a participarem de um Programa de Fidelidade, e assim você aumentará a frequência de compras.
5. Compartilhe conhecimento
6. Dê ao seu cliente aquilo que ele quer!
O sistema edrone, por exemplo, alia os dados dos clientes registrados no CRM com automações de e-mail marketing que respondem a ações específicas de cada usuário, como e-mails de boas-vindas após inscrição no site, lembretes para voltar à loja após algum período sem visitar, e a recomendação personalizada de produtos conforme o comportamento de compra de cada consumidor.
Além disso, também é possível enviar newsletters customizadas para clientes com base em seus comportamentos de compra ou por Análise RFM – assunto para um artigo futuro!
Com essas dicas e um sistema de CRM integrado a diferentes cenários de automação de marketing você pode transformar a sua loja virtual em uma máquina de vendas – mesmo em um ano de recessão.
Boas vendas e sucesso em 2023!