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Como potencializar as vendas do seu e-commerce em um ano de recessão

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A recessão econômica mundial em 2023 já é um fato, por isso as lojas virtuais devem se preparar para enfrentar a crise e tentar sustentar o volume de vendas em um cenário desfavorável.

Porém, na dificuldade, sempre existe uma oportunidade. Assim como o comércio eletrônico teve um grande crescimento durante a pandemia, neste cenário que agora enfrentamos também é possível potencializar os resultados do seu e-commerce. A chave agora é redobrar a atenção na retenção de clientes e em fortalecer o relacionamento com o consumidor.

A boa notícia é que, de acordo com uma pesquisa da Lett e Opinion Box, o principal motivador dos consumidores online é o preço. As pessoas percebem lojas virtuais como ambientes de compra mais baratos, e esta é uma vantagem importante em um ano no qual os consumidores devem gastar menos. Sendo assim, a primeira dica para potencializar as vendas do seu e-commerce em 2023 é investir em uma política de preços competitiva e divulgar promoções especiais.
 

Fonte: Lett e Opinion Box

O segundo motivo pela qual pessoas compram pela internet é a conveniência de poder comprar um produto sem sair de casa. O fator conveniência também está relacionado a outros pontos da experiência do cliente como um todo, como a comparação de preços, a possibilidade de evitar filas e a facilidade de enviar presentes.

Tudo isso deixa claro que, para prosperar em tempos de recessão, antes de mais nada é imprescindível conhecer o consumidor digital.

Quem é o consumidor digital na recessão econômica?

Existem quatro tipos de consumidores digitais em um período de recessão econômica. São eles
 

  • Paciente: a pessoa que espera por promoções para comprar seus produtos preferidos. É necessário informá-la sobre promoções e recompensá-la após compras frequentes.
  • Corta tudo: esta pessoa está disposta a trocar seus produtos preferidos por outros mais baratos e vai diminuir as compras de forma geral, mesmo em itens indispensáveis. Por isso é necessário comunicá-la sobre os produtos mais baratos disponíveis na sua loja virtual.
  • Oportunista: essa pessoa continuará em busca das melhores oportunidades conforme a sua rotina de compras. Ela responde a comunicações focadas na qualidade e nos diferenciais dos produtos que vão trazer vantagens para a sua compra.
  • Cuca fresca: mesmo com a crise, ainda existem consumidores que vão manter sua rotina de compras, independente do preço e da época do ano. Para estas pessoas, a comunicação deve ser constante e personalizada, além de destacar a importância dos produtos fundamentais e os diferenciais dos produtos mais caros.

Para potencializar as vendas do seu e-commerce durante a recessão econômica, também será preciso adaptar a sua loja virtual ao comportamento do consumidor digital do seu negócio.

6 dicas para vender mais na crise

Veja a seguir algumas dicas para preparar o seu comércio eletrônico para vender mais, mesmo em tempos de crise.
 

1. Feedback de clientes

O primeiro passo para vender mais em um período no qual as pessoas devem gastar menos é conhecer os seus clientes. Faça pesquisas, colete tantos dados quanto puder (respeitando a LGPD, é claro) e peça o feedback dos consumidores e inscritos na sua base de dados.

2. Facilite o processo de compras

Conduza o seu consumidor em um funil de vendas usando ferramentas de automação de marketing. Você também pode usar anúncios em redes sociais para que seus clientes sejam impactados pelas ofertas da sua marca, enviar newsletters reforçando os atrativos dos seus produtos, e até mesmo implementar um chatbot para tirar as dúvidas dos clientes em processo de decisão de compra. 

É importante também oferecer uma boa experiência de navegação no site, onde seja fácil encontrar os produtos desejados e incluir produtos relacionados ao carrinho de compras, bem como finalizar o processo de checkout sem qualquer dificuldade.

3. Reforce a confiabilidade da sua loja virtual

Estimule as avaliações e comentários na sua loja virtual e mostre notificações de Prova Social para reforçar a confiabilidade da sua marca.

Vale lembrar também que um dos grandes desafios do comércio eletrônico ainda está na menor confiança dos clientes ao comprar um produto que não podem “ver com as mãos”, então use e abuse das fotos e vídeos para mostrar seus produtos em diferentes ângulos e cores, incluindo cenas de uso e close-up.
 

4. Ofereça um valor agregado às suas vendas

Mais do que nunca, os clientes precisarão de um “empurrãozinho” para comprarem. Portanto, ofereça benefícios – monetários e não monetários – para os seus clientes, como frete grátis em compras acima de um valor específico, diferentes métodos de pagamento (oferecer um pequeno desconto em pagamentos por Pix é uma opção que está em alta e ajuda a manter seu fluxo de caixa saudável), processo de devolução facilitado… 

E lembre-se que o fim de uma jornada de compra é o início da próxima – convide seus clientes a participarem de um Programa de Fidelidade, e assim você aumentará a frequência de compras.

5. Compartilhe conhecimento

Você é especialista nos produtos que você vende – mostre isso aos seus clientes! Mantenha um blog ativo, conduza webinars, escreva e-books e compartilhe pesquisas para demonstrar sua autoridade no assunto e valorizar seus produtos. Eduque os consumidores para que eles possam reconhecer o valor (e não apenas o preço) de cada item. 
 

Compartilhe todo esse conhecimento nas redes sociais e aposte no live commerce para criar um relacionamento de confiança e transparência mais próximo com seus consumidores. Use diferentes tipos de newsletters para promover os diferenciais dos produtos, eventos especiais e promoções de maneira segmentada – por exemplo, se você tem uma loja de cosméticos, experimente enviar uma newsletter com dicas de skin care apenas para as clientes que compraram produtos desta categoria. Suas métricas de desempenho certamente serão muito melhores do que as campanhas enviadas para a lista inteira!
 

6. Dê ao seu cliente aquilo que ele quer!

Por fim, mas não menos importante, dê ao seu cliente exatamente o que ele quer por meio de uma comunicação personalizada. 
 

Com um CRM para e-commerce, é possível segmentar seus clientes de acordo com seus interesses e desenvolver estratégias de comunicação que atendam às suas necessidades.
 

O sistema edrone, por exemplo, alia os dados dos clientes registrados no CRM com automações de e-mail marketing que respondem a ações específicas de cada usuário, como e-mails de boas-vindas após inscrição no site, lembretes para voltar à loja após algum período sem visitar, e a recomendação personalizada de produtos conforme o comportamento de compra de cada consumidor.

Além disso, também é possível enviar newsletters customizadas para clientes com base em seus comportamentos de compra ou por Análise RFM – assunto para um artigo futuro!

Com essas dicas e um sistema de CRM integrado a diferentes cenários de automação de marketing você pode transformar a sua loja virtual em uma máquina de vendas – mesmo em um ano de recessão.

Boas vendas e sucesso em 2023!