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Como potencializar as vendas do seu e-commerce em um ano de recessão

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A recessão econômica mundial em 2023 já é um fato, por isso as lojas virtuais devem se preparar para enfrentar a crise e tentar sustentar o volume de vendas em um cenário desfavorável.

Porém, na dificuldade, sempre existe uma oportunidade. Assim como o comércio eletrônico teve um grande crescimento durante a pandemia, neste cenário que agora enfrentamos também é possível potencializar os resultados do seu e-commerce. A chave agora é redobrar a atenção na retenção de clientes e em fortalecer o relacionamento com o consumidor.

Fonte: Lett e Opinion Box

O segundo motivo pela qual pessoas compram pela internet é a conveniência de poder comprar um produto sem sair de casa. O fator conveniência também está relacionado a outros pontos da experiência do cliente como um todo, como a comparação de preços, a possibilidade de evitar filas e a facilidade de enviar presentes.

Tudo isso deixa claro que, para prosperar em tempos de recessão, antes de mais nada é imprescindível conhecer o consumidor digital.

Quem é o consumidor digital na recessão econômica?

  • Paciente: a pessoa que espera por promoções para comprar seus produtos preferidos. É necessário informá-la sobre promoções e recompensá-la após compras frequentes.
  • Corta tudo: esta pessoa está disposta a trocar seus produtos preferidos por outros mais baratos e vai diminuir as compras de forma geral, mesmo em itens indispensáveis. Por isso é necessário comunicá-la sobre os produtos mais baratos disponíveis na sua loja virtual.
  • Oportunista: essa pessoa continuará em busca das melhores oportunidades conforme a sua rotina de compras. Ela responde a comunicações focadas na qualidade e nos diferenciais dos produtos que vão trazer vantagens para a sua compra.
  • Cuca fresca: mesmo com a crise, ainda existem consumidores que vão manter sua rotina de compras, independente do preço e da época do ano. Para estas pessoas, a comunicação deve ser constante e personalizada, além de destacar a importância dos produtos fundamentais e os diferenciais dos produtos mais caros.

Para potencializar as vendas do seu e-commerce durante a recessão econômica, também será preciso adaptar a sua loja virtual ao comportamento do consumidor digital do seu negócio.

6 dicas para vender mais na crise

1. Feedback de clientes

O primeiro passo para vender mais em um período no qual as pessoas devem gastar menos é conhecer os seus clientes. Faça pesquisas, colete tantos dados quanto puder (respeitando a LGPD, é claro) e peça o feedback dos consumidores e inscritos na sua base de dados.

2. Facilite o processo de compras

É importante também oferecer uma boa experiência de navegação no site, onde seja fácil encontrar os produtos desejados e incluir produtos relacionados ao carrinho de compras, bem como finalizar o processo de checkout sem qualquer dificuldade.

3. Reforce a confiabilidade da sua loja virtual

Estimule as avaliações e comentários na sua loja virtual e mostre notificações de Prova Social para reforçar a confiabilidade da sua marca.

4. Ofereça um valor agregado às suas vendas

E lembre-se que o fim de uma jornada de compra é o início da próxima – convide seus clientes a participarem de um Programa de Fidelidade, e assim você aumentará a frequência de compras.

5. Compartilhe conhecimento

6. Dê ao seu cliente aquilo que ele quer!

O sistema edrone, por exemplo, alia os dados dos clientes registrados no CRM com automações de e-mail marketing que respondem a ações específicas de cada usuário, como e-mails de boas-vindas após inscrição no site, lembretes para voltar à loja após algum período sem visitar, e a recomendação personalizada de produtos conforme o comportamento de compra de cada consumidor.

Além disso, também é possível enviar newsletters customizadas para clientes com base em seus comportamentos de compra ou por Análise RFM – assunto para um artigo futuro!

Com essas dicas e um sistema de CRM integrado a diferentes cenários de automação de marketing você pode transformar a sua loja virtual em uma máquina de vendas – mesmo em um ano de recessão.

Boas vendas e sucesso em 2023!