Logo E-Commerce Brasil

E-commerce registra recorde de visitas na Black Friday

Por: Gustavo Santi

Profissional de mídia digital e content strategy. Já foi gestor de conteúdo do E-Commerce Brasil, Sócio do Laboratorium - uma consultoria em inovação e empreendedorismo que já rodou o Brasil - trabalhou para o Facebook como analista de conteúdo [News Feed] com product data integrity e atualmente é Coordenador de Treinamento Online do Google Cloud, voluntário do Somos 99% e faz parte do time de voluntários do Burning Man Brasil.

Categoria “Compras e Classificados”, que contempla sites de comércio eletrônico, tem maior pico dos últimos três anos

O grupo “Compras e Classificados” da Hitwise (que contempla sites de e-commerce) atingiu no dia 28 de novembro de 2014 a maior participação em visitas no Brasil dos últimos três anos, de acordo com dados da Hitwise, ferramenta global de inteligência em marketing digital da Serasa Experian. Na última sexta-feira, esse grupo recebeu quase 150 milhões de visitas, um número que representou 8,56% do total de visitas recebidas pelo mercado brasileiro. O percentual é maior que o registrado no ano passado (6,56%), com crescimento de dois pontos percentuais.

No levantamento semanal, o crescimento foi gradual: segunda-feira, 24, a participação de visitas à categoria foi de 3,37%, subindo para 4,10% na terça-feira (25/11). Houve uma leve queda para 4,04% na quarta-feira (26/11), e novamente um aumento para 5,62% na quinta-feira (27/11), quando alguns varejistas já anunciavam suas ofertas. O salto veio no dia seguinte, quando a participação foi de 8,56% na Black Friday (28/11).

compras

Assim como na edição do ano passado, a maioria das lojas estendeu seu período de descontos para o final de semana – o que garantiu altos índices de participação também no sábado (29/11) e no domingo (30/11), respectivamente 5,6% e 5,29%.

As categorias mais visitadas antes dos sites de e-commerce na data de descontos do comércio online em 2014 foram “Ferramentas de Busca” (37,64% do total), as próprias “Lojas de Departamento” (13,53% do total), “Redes Sociais e Fóruns” (9,14% do total) e “Sites de E-mail”, que representaram 5,83%.

Categorias mais visitadas

Entre as categorias mais visitadas do grupo “Compras e Classificados”, “Lojas de Departamento”, carro-chefe da Black Friday, ficou em primeiro lugar, com 41,86% do total de visitas. Destaque também para “Moda e Acessórios”, que saltou de 5,59% em 2013 para 18,04% neste ano. “Recompensas e Diretórios” (que engloba sites de comparação de preços, de cupons, de compras coletivas e programas de fidelidade) recebeu 12.91% das visitas, seguido por “Esporte e Fitness” (9,88%) e “Classificados” (8,44%). Ainda entre as top 10 categorias apareceram “Saúde e Beleza” (6,64%), “Eletrônicos e Eletrodomésticos” (4,87%), “Leilões” (4,78), “Atacado e Vendas por Relacionamento” (2,87%) e “Computadores” (2,47%).