Fruto da parceria entre E-Commerce Brasil e Pagar.me, um estudo foi elaborado para analisar a preparação do e-commerce para a Black Friday. A pesquisa de mercado foi desenvolvida visando compreender como empresas e empreendedores se planejam para uma das datas mais importantes do varejo.
Contando com um total de 196 respondentes, 16% afirmou que pretendem começar os preparativos para a data ainda no mês de outubro. Para aqueles que já iniciaram, 33% se preparou em setembro, 23% em agosto e 18% começou em julho. Somente 9% da amostra detalhou que não vão realizar preparos prévios.
Vale ressaltar que as empresas estavam livres para selecionar mais de uma opção em suas respostas.
Aprendizados
Detalhando o planejamento interno das empresas, 80% responderam que o foco de investimento será em marketing e divulgações. Logo na sequência, 50% pretende dar prioridade a precificação e promoções. Outros setores expressivos foram gestão/reposição de estoque (42%) e tecnologia (34%).
Ademais, o estudo mapeou os principais desafios enfrentados pelas empresas na Black Friday de 2022. Majoritariamente, os resultados giraram em torno da divulgação e logística.
17% das empresas detalharam que não conseguiram divulgar e engajar o público na iniciativa. Referente a logística, 11% não conseguiram fazer as entregas em tempo hábil e 4% não puderam arcar com a logística reversa. E por fim, a falta de mercadoria foi relatada como um problema para 8% das empresas.
Características empresariais
Dentre as empresas participantes, o porte destas variou significativamente. Representando 113 das respostas, às micro e pequenas empresas corresponderam a 29% e 28%, respectivamente. Enquanto isso, médias empresas somam 18% e grandes empresas 17%. As multinacionais representam somente 12 respostas (6%).
Além disso, os segmentos de maior destaque na pesquisa foram: moda e acessórios (18%), alimentação e bebidas (8%), cosméticos (7%) e artigos esportivos (6%).