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E-Commerce Brasil e Pagar.me realizam pesquisa sobre preparação do e-commerce para a Black Friday 

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Fruto da parceria entre E-Commerce Brasil e Pagar.me, um estudo foi elaborado para analisar a preparação do e-commerce para a Black Friday. A pesquisa de mercado foi desenvolvida visando compreender como empresas e empreendedores se planejam para uma das datas mais importantes do varejo.

Pesquisa de mercado, duas moças conversando
Imagem: reprodução

Contando com um total de 196 respondentes, 16% afirmou que pretendem começar os preparativos para a data ainda no mês de outubro. Para aqueles que já iniciaram, 33% se preparou em setembro, 23% em agosto e 18% começou em julho. Somente 9% da amostra detalhou que não vão realizar preparos prévios. 

Vale ressaltar que as empresas estavam livres para selecionar mais de uma opção em suas respostas. 

Aprendizados

Detalhando o planejamento interno das empresas, 80% responderam que o foco de investimento será em marketing e divulgações. Logo na sequência, 50% pretende dar prioridade a precificação e promoções. Outros setores expressivos foram gestão/reposição de estoque (42%) e tecnologia (34%). 

Ademais, o estudo mapeou os principais desafios enfrentados pelas empresas na Black Friday de 2022. Majoritariamente, os resultados giraram em torno da divulgação e logística. 

17% das empresas detalharam que não conseguiram divulgar e engajar o público na iniciativa. Referente a logística, 11% não conseguiram fazer as entregas em tempo hábil e 4% não puderam arcar com a logística reversa. E por fim, a falta de mercadoria foi relatada como um problema para 8% das empresas. 

Características empresariais

Dentre as empresas participantes, o porte destas variou significativamente. Representando 113 das respostas, às micro e pequenas empresas corresponderam a 29% e 28%, respectivamente. Enquanto isso, médias empresas somam 18% e grandes  empresas 17%. As multinacionais representam somente 12 respostas (6%).

Além disso, os segmentos de maior destaque na pesquisa foram: moda e acessórios (18%), alimentação e bebidas (8%), cosméticos (7%) e artigos esportivos (6%).