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3 dicas para reduzir o abandono de carrinhos no seu e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Você seleciona os melhores produtos para incluir no catálogo da sua loja; planeja lançamentos, campanhas e estratégias para atrair o público até seu site; os consumidores encontram o que procuram e adicionam esses itens ao carrinho. Na hora do checkout, no entanto, abandonam a jornada e não concluem a compra. Já aconteceu por aí?

Nerau - abandono de carrinho - e-commerce
(Foto: Freepik)

O abandono de carrinhos é um desafio que todos os e-commerces enfrentam, em maior ou menor escala. No entanto, não é porque esse fenômeno é comum que ele não deve ser monitorado de perto e minimizado. Pelo contrário, a taxa de abandono pode trazer impactos e riscos significativos para os resultados de uma marca.

Acompanhe, abaixo, algumas dicas valiosas para reduzir o abandono de carrinhos no seu e-commerce e aumentar sua taxa de conversão. Acompanhe:

1. Revise e simplifique as etapas de checkout

O processo de compra é uma jornada, como bem ilustra o funil de vendas. O consumidor precisa cruzar com sua marca e, então, conhecer e se conectar com ela. Cada detalhe da sua comunicação faz diferença nesse caminho entre o primeiro contato até a compra e a fidelização. 

No entanto, quando o usuário já percorreu diversas etapas e está com os produtos no carrinho, é fundamental que nada o distraia, frustre e desvie da conversão. E é por isso que adotar um processo de checkout simples, claro e objetivo é a melhor abordagem.

O consumidor precisa de CTA’s atrativos, claros e bem posicionados para direcionar suas ações com fluidez; formulários curtos e inteligentes, que ele não hesite em preencher; meios de pagamento variáveis e seguros; e comunicações, feedbacks e outras informações que o deixe confiante e satisfeito com a decisão de compra.

Então, revise as etapas finais da compra em seu e-commerce e foque em facilitar ao máximo a conclusão da compra. Remova tudo o que puder se tornar uma distração, uma dúvida ou um empecilho para que o usuário chegue até o final do processo. E se esforce para tornar o que for essencial o mais intuitivo, fácil, ágil e agradável possível – no visual, no texto e na usabilidade do seu site!

2. Pense mobile-first e otimize sua loja para o acesso via celular

É inegável: o acesso mobile superou o desktop e não pode mais ser negligenciado. Em paralelo – em consequência, na verdade –, o m-commerce tem crescido cada vez mais. Isso significa que, se a sua loja não for otimizada para o acesso e, principalmente, a compra via celular, muitos dos carrinhos de seus clientes serão abandonados.

Ou seja: seu e-commerce precisa funcionar na vertical, em pequenas telas e com toda a agilidade e usabilidade simples características do mobile. Seu usuário não pode ter dificuldades se resolver navegar por seu site e comprar usando um dispositivo móvel.

Para isso, pense mobile-first, faça escolhas estratégicas de layout, otimize o carregamento, adicione feedbacks de progresso e botões facilmente clicáveis, e ofereça ao usuário uma experiência e navegação confortável e fluida. Assim, independentemente do meio de acesso, seus potenciais clientes não terão problemas para concluir suas compras.

3. Maximize as informações e inteligência nessa página

Quem não gosta de um bom atalho, não é mesmo? Incluir o máximo de dados e funcionalidades relevantes na sua página de carrinho (e de checkout) é a terceira e última dica para diminuir sua taxa de abandono. 

Muitas e muitas pessoas desistem de suas compras simplesmente por não terem suas dúvidas facilmente respondidas ou por não terem tempo de completar o processo na hora. Por isso, soluções inteligentes são o melhor para seus potenciais clientes e para as suas conversões!

Dentre as possibilidades que se encaixam nesse contexto e que valem a pena você considerar explorar, destacam-se:

Inserir informações do estoque, como cores, tamanhos e quantidades disponíveis dos itens na página de produto;
Adicionar imagens e descrições completas e persuasivas, além de provas sociais para que o usuário já adicione itens ao carrinho muito mais seguro da compra;
Adiantar as possibilidades de pagamento, parcelamento e o cálculo de frete para as páginas de produto;
Configurar um preview fácil do carrinho em paralelo com o processo de compra;
Incluir um resumo completo, claro e visual de todas as informações dos produtos no carrinho (peças, tamanhos, quantidades, cores, preços, descontos, prazos de entrega, etc.);
Manter o histórico de itens adicionados pelos usuários e exibi-los direto no carrinho quando retornarem ao seu site;
Permitir alterar quantidades e remover itens direto da página de carrinho e com atualização automática dos valores (unitários, por item, total e frete);
Possibilitar um login social e preenchimentos automáticos em cadastros para otimizar esse processo e agilizar a conclusão da compra.

Como identificar a origem dos abandonos do seu e-commerce?

Essas três dicas parecem simples, mas podem fazer toda a diferença nos resultados das suas vendas. E, se você quiser, além de aplicá-las, tentar descobrir o motivo pelo qual seus clientes estão abandonando seus carrinhos, existem ferramentas que podem te ajudar!

Mapas de calor, gravações de tela e monitoramento do histórico de navegação são capazes de te dizer onde estão os atritos na usabilidade e conversão do seu site.

Agora, se você quiser uma ajuda completa não só para identificar esses pontos de abandono, mas para solucioná-los da melhor forma, a melhor opção é contar com a Nerau, que é especialista em otimização para a conversão e tem resultados comprovados em problemas como estes. Conheça seus cases de sucesso e o seu método de CRO.