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Cinco dicas do Facebook para vender na Black Friday

Com o consumidor cada vez mais arredio a tirar o escorpião do bolso, os lojistas precisam encontrar novas formas de chegar ao cliente e aumentar as conversões no e-commerce, principalmente no fim do ano, com a Black Friday e o Natal. Na opinião de Priscyla Laham, diretora de vendas do Facebook, o mais importante é conhecer a jornada de consumo do cliente e apostar em redes sociais.

Nesta quarta-feira (21), ela apresentou a palestra “Planejamento para vender melhor na Black Friday” no Congresso E-Commerce Brasil Gestão 2016.

Para Laham, o celular deve constar no topo da lista de prioridades de campanhas do comércio eletrônico. Isso porque, segundo ela, o uso de smartphones no consumo de informação tem dado diversos saltos nos últimos anos: hoje, 84% do faturamento do Facebook vem do mobile.

“Estamos no reinado do celular. E como aproveitamos isso para o nosso negócio?”, questionou. Abaixo, confira cinco dicas que a especialista deu para os lojistas aproveitarem da melhor forma possível o movimento de fim de ano.

1) Capture a atenção

“As pessoas têm um nível de atenção infinitamente maior no celular do que na televisão. No celular tem pouca coisa para concorrer com a sua atenção. Entre você e a TV, muitas coisas podem acontecer, alguém pode iniciar uma conversa”, exemplificou.

Por outro lado, o anúncio ou chamada vai rivalizar com os posts de amigos e parentes – e, por isso, muito valiosos para o usuário. Assim, uma dica é usar e abusar de imagens, que tendem a ser mais chamativas em relação a postagens apenas com texto.

2) O poder do vídeo

Usar um vídeo no post já é bom, mas o futuro mesmo, segundo Laham, está na interatividade. “O consumidor espera conseguir imergir. Quanto mais imersivo, quanto mais proximidade [com o internauta], melhor”, disse, citando os vídeos em 360º que começaram a se tornar moda no Facebook.

3) Reconstrua

Não é necessário criar uma campanha publicitária nova apenas para o público mobile, principalmente se não houver orçamento para isso. Dessa forma, a dica é adaptar o que já existe para a linguagem certa. “Por exemplo, se não tiver dinheiro para produzir um vídeo, dá fazer uma colagem de fotos, que tem movimento e chama a atenção”, sugeriu.

4) O consumidor é ominchannel

“Você precisa seguir o comportamento de pessoas reais para entender a jornada de consumo”, afirmou a especialista. Por isso, apenas utilizar cookies no site ou no mobile pode não ser tão proveitoso, pois eles medem dispositivos, mas não mostram a jornada do consumo, segundo Laham.

5) Planeje o fim de ano

Tradicionalmente, o Facebook registra aumentos na quantidade de postagens fim de ano. Em 2015, o crescimento foi de 37% no conteúdo mobile. Já na semana da Black Friday, o conteúdo mobile especificamente sobre a data cresceu 83%. Ou seja, o planejamento deve ser feito não apenas para o dia, mas sim os meses anteriores e posteriores.

Por isso, Priscyla Laham sugere o seguinte planejamento:

Agosto e setembro

Planejamento de infraestrutura: ajustes técnicos, revisão de práticas e modelos de mensuração e testes

Outubro

Criando o momento: aquecimento com campanhas de consideração, criação de audiências e captação de sinais

Novembro

Black Friday: muito mais que um dia, como aproveitar a semana e o mês para gerar vendas?

Dezembro e janeiro

Natal e saldão: sustentação da geração de demanda e oportunidades