Logo E-Commerce Brasil

Dia do Consumidor: PMEs faturam 31% a mais com e-commerce em 2023

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Levantamento da Nuvemshop mostra que as PMEs (pequenas e médias empresas) do e-commerce faturaram 31% a mais com vendas e ações promocionais no período do Dia do Consumidor em 2023, comemorado em 15 de março. De 12 a 15 de março (domingo à quarta-feira), os lojistas online alcançaram R$ 37,4 milhões em faturamento, enquanto em 2022 o faturamento chegou a R$ 28,5 milhões no mesmo período de quatro dias. Somente no dia 15, os empreendedores movimentaram R$ 11,7 milhões com vendas online, valor 19% superior ao do ano passado (R$ 9,8 milhões).

Imagem de uma página de e-commerce
26,5% dos pedidos online na data foram gerados a partir das redes sociais das PMEs

O segmento que liderou as vendas no período foi o de Moda (R$ 13,2 milhões), seguido por Saúde & Beleza (R$ 3,5 milhões), e Acessórios (R$ 2,8 milhões). Em relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito continua sendo a opção mais utilizada: ele representou 53% das vendas de 12 a 15 de março, porém o Pix teve um aumento significativo na escolha dos consumidores, sendo utilizado em 34,5% das vendas no período, ante 13,5% em 2022. Com isso, o Pix é o segundo meio de pagamento mais utilizado em e-commerces de PMEs.

“Mais uma vez o e-commerce mostrou sua força no varejo nacional, com margens de crescimento ano a ano relevantes. Além da importância significativa para o faturamento com ações promocionais em datas consolidadas no varejo, os lojistas devem aproveitar essas oportunidades para fidelizar os clientes que compraram pela promoção, aumentando as possibilidades de recompra”, comenta Babi Tonhela, gerente sênior do Ecommerce na Prática – escola de e-commerce da Nuvemshop.

Frete grátis e divulgações em redes sociais

De acordo com o levantamento, uma das estratégias mais utilizadas pelos empreendedores de todo o Brasil para impulsionar as vendas da loja virtual durante o Dia do Consumidor é oferecer frete grátis para os consumidores. Apenas no dia 15, 33% dos pedidos tiveram envio gratuito pelas PMEs, o que representa aumento em relação à mesma data em 2022, quando foram apenas 31% dos envios.

Além disso, a divulgação das lojas e produtos em redes sociais apoiaram as vendas no e-commerce. Neste ano, apenas no Dia do Consumidor, 26,5% dos pedidos online totais da data foram gerados a partir das redes sociais das PMEs. Destas vendas a partir das redes sociais, 9 em cada 10 foram geradas a partir do Instagram – ou seja, o consumidor viu o conteúdo sobre produtos e promoções da marca e acessou o site para comprar a partir dessa divulgação na rede social.

Fidelização de clientes no e-commerce

O aumento das vendas em períodos comemorativos como o Dia do Consumidor gera a oportunidade de fidelizar novos clientes. Para isso, os lojistas devem garantir o excelente atendimento e a entrega no prazo, segundo Babi Tonhela. Contudo, esses itens são o básico e não garantem a recompra. “Quando falamos de fidelização de clientes, a ideia é levá-lo de uma pessoa satisfeita a um comprador fiel. É necessário o ‘overdelivery’, ou seja, oferecer mais do que foi prometido é fundamental para estabelecer uma relação de lealdade com o cliente e transformá-lo em um comprador fiel.”

Confira as dicas da especialista para conquistar os clientes e fidelizá-los para além das datas comemorativas:

– Facilidade de contato: oferecer canais de atendimento integrados à loja virtual, com atendimento rápido e atencioso, garante melhor conversão de venda e boa experiência para o cliente. Uma dica é automatizar esses canais, como a integração de bots de atendimento ao Whatsapp.
– Experiência unboxing: investir na embalagem, cartões personalizados, brindes e até perfume traz encantamento ao cliente no recebimento da compra, além de aumentar as chances de menções em redes sociais e maior visibilidade para a marca.
– Programa de fidelidade ou cashback: proporcionar algum tipo de recompensa para que os clientes continuem comprando é uma boa estratégia de fidelização, como oferecer programas de pontos ou cashback em compras.
– Usabilidade: mantenha sua loja virtual atualizada e fácil de navegar. A usabilidade da sua loja virtual é fundamental para a satisfação dos clientes e para incentivá-los a continuar fazendo compras. É importante garantir que sua loja virtual esteja atualizada e fácil de usar, com um design limpo e intuitivo e uma navegação fácil.