O Dia das Mães, segunda data comercial mais importante no Brasil após o Natal, terá um significado diferente em 2020, o que impacta diretamente no comportamento do consumidor. É o que aponta o relatório da Social Miner.
Para demonstrar o carinho pelas matriarcas, as principais escolhas do público que pretende celebrar a data são: comprar um presente em um e-commerce (32,26%); cozinhar ou encomendar uma refeição especial (27,4%); e fazer uma ligação ou videochamada (24,7%). Mesmo em meio ao isolamento social, 15,2% disseram que pretendem tentar comprar um presente em uma loja física e 13,4% fazer uma visita pessoalmente.
Dos respondentes, 65,6% pretendem comemorar a data; porém, destes, 40,8% admitem que caso alguém da família seja vítima do coronavírus, a comemoração será cancelada.
Mas outros fatores também podem fazer com que muitos consumidores desistam de celebrar a data. É o caso dos prazos de entrega ruins e o fato de não poder receber ou fazer visitas, além de não ter acesso a bons preços.
Já entre as pessoas que não pretendem comprar presentes, grande parte não possui um trabalho formal (34%), está desempregada (12%) ou é aposentada (11%).
Dentre os que não pretendem comemorar a data de maneira alguma (12%), 31,9% alegam que o fato se deve ao isolamento social e a impossibilidade de organizar encontros.
No entanto, outros pontos relevantes também apareceram, como a necessidade de fazer uma economia, a falta de hábito e até mesmo a dificuldade por não morar com a mãe.
Pandemia x Dia das Mães
Segundo o levantamento, o isolamento social também mostra seu poder de influência sobre o evento, uma vez que boa parte deste público voltaria atrás e escolheria celebrar o Dia das Mães se pudesse receber ou fazer visitas (24,1%) ou caso a quarentena fosse flexibilizada ou cancelada (20%).
Questões logísticas influenciam diretamente na decisão de compra dos consumidores. Os respondentes do Norte (18,18%) e Nordeste (15,12%) foram os que mais apontaram as “boas taxas de frete” como fator decisivo para conversão. Já as “políticas de troca e devolução” são mais relevantes para o público do Nordeste (9,30%).
A categoria que promete atrair mais público é Moda e Acessórios, sendo a opção de 43,1% dos respondentes que pretendem comprar. Em segundo lugar vem Beleza e Cosméticos (41,4%), Floricultura (21,2%), Casa e Decoração (20,4%) e Eletrodomésticos (19,4%).
Por fim, em relação ao ticket médio, 34,5% dos consumidores pretendem investir entre R$ 51 e R$ 100, sendo esta ainda a faixa de preço mais representativa entre as mulheres. Em seguida, 22,7% do público ficará entre os R$ 101 e R$200 — investimento mais representativo entre os homens.
Com uma base composta por mais de 41 milhões de cadastros, a Social Miner também está mapeando o comportamento do consumidor e os impactos da Covid-19 no varejo online. Para ver os dados, atualizados semanalmente, basta acessar http://conteudo.socialminer.com/impactos-coronavirus-ecommerce.
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