Para entender os impactos da pandemia de Covid-19 sobre o Dia das Mães — data mais importante do varejo no primeiro semestre —, o Google realizou uma pesquisa online com 400 brasileiros entre os dia 8 e 11 de abril. Os resultados mostram que, apesar do contexto de distanciamento social e orçamento apertado, 32% dos entrevistados pretendem presentear na data.
Para 58% das pessoas, o atual cenário deve impactar a celebração de Dia das Mães e alguns costumes de comemoração, como o almoço com a família reunida, serão deixados de lado:
- O almoço terá menos convidados – 39%
- Não haverá ou não irei ao almoço de Dia das Mães – 27%
- Deixarei de ir a restaurantes – 23%
- Deixarei/adiarei alguma viagem na data – 11%
Já para 60% do brasileiros, a forma de comprar presentes mudará em 2020:
- Comprar online – 37%
- Vou comprar de pequenos comércios próximos – 20%
- Comprar depois da quarentena – 20%
- Vou pedir a minha mãe para escolher -15%
- Comprar com antecedência -12%
- Comprar de revendedores/catálogos – 7%
Mudança na compra
Com o objetivo de facilitar a compra, 36% dos brasileiros pretende mudar a categoria de presente que estão habituados a dar na data. Para estes, a principal razão é:
- Escolher presentes que são mais fáceis de comprar online – 27%
- Dar presentes que ajudem na quarentena – 25%
- Escolher presentes mais fáceis ou sem necessidade de troca – 20%
- Dar presentes mais baratos – 18%
- Poder comprar na loja física – 10%
Segundo o Google, em 2020, as marcas e o varejo precisam ajudar a celebrar o Dia das Mães em um ano atípico:
- Para homenagear as mães em 2020, o contexto agrega um novo elemento, que é a tensão de querer celebrar a data sem poder estar perto;
- O sortimento, que já é palavra-chave para a data, passa a ser ainda mais relevante, com o surgimento de interesse em novas categorias, além das tradicionais moda, beleza e eletro;
- O e-commerce terá papel essencial, mas o varejo também pode atender a demanda por novos canais, mais próximos e flexíveis, como forma de mitigar as barreiras da compra online.
Leia também: 70% dos lojistas preveem queda nas vendas do Dia das Mães