O momento da Black Friday está cada vez mais próximo e a pergunta que fica é: sua loja está 100% dedicada ao evento? Isso porque, segundo pesquisa da Alli N e Social Miner, feita em parceria com Opinion Box, 60% dos consumidores já afirmaram que irão fazer compras na data e 24% ainda estão na dúvida — oportunidade para que sua loja o convença, claro!
E falando em convencer, nada melhor do que um estudo completo sobre a jornada do consumidor na data. O consumidor, aliás, já deixou claro que oferta não é a única coisa que importa. Tem que ter confiança na loja, bom atendimento e uma experiência de compra, no mínimo, inesquecível.
Já deu pra ver que o público está exigente com a Black Friday, né? Mas um fato ainda mais interessante é que alguns já começaram o monitoramento de preços há algum tempo: 23% afirmaram que pesquisam de 3 a 1 mês antes e 43% até um mês antes do evento. Preparação é tudo, não? E por falar em preparação, que tal conferir alguns dados sobre o pré-evento?
A jornada pré-Black Friday
E agora uma notícia bem boa para quem está mapeando dados de comportamento: os clientes adoram salvar as ofertas para conferir depois e quem sabe, comprar, já que 39% alegam que sempre salvam produtos nos favoritos — as famosas wishlists — de sites e aplicativos, enquanto 37% salva ou printa posts nas redes sociais.
Em um momento em que todas as lojas disputam por atenção e a famosa ‘oferta e procura’ está a todo vapor, se destacar aos olhos do consumidor é como um prêmio. Uma das maneiras é apostar nos anúncios e quem garante isso são os próprios clientes, já que 48% costumam interagir com campanhas em redes sociais.
E quem não está muito atrás é o fiel companheiro e-mail marketing, com 47% da preferência do público em interações. Vale atentar-se também às notificações dos aplicativos e anúncios do Google. E para que o cliente receba as comunicações de que ele tanto gosta, é preciso conquistá-lo para fazer o cadastro.
Os principais motivos que o levam a isso são, para 52% dos entrevistados, cupons e cashbacks em troca, enquanto 47% só aceita o sign up se tiver real interesse na loja ou se já conhece a marca. Alô awareness! Mas calma, não encha a caixa do cliente de SPAM, afinal conteúdo muito frequente é o maior motivo de descadastramento.
Intenção de compra
Quais fatores fariam o cliente escolher uma loja entre tantas outras, em um evento repleto de ofertas? Além dos precinhos camaradas, que é o foco do evento, a maioria foca em fretes mais baixos ou melhor tempo de entrega, mais condições de pagamento e lojas bem avaliadas e com boa reputação.
Alguns afirmam, inclusive, que facilitaria muito na hora da compra que a loja oferecesse filtros por desconto, notificações de que aquele produto garante frete grátis e aplicação de cupom automático.
As categorias mais buscadas esse ano serão ‘eletrônicos e informática’ e ‘eletrodomésticos e eletroportáteis’, sem deixar de lado a terceira mais esperada pelos consumidores, ‘moda e acessórios’. Vale destacar que, comparado ao ano passado, ‘itens de supermercado’ cresceu 10 pontos percentuais no interesse do público.
A jornada continua no pós-venda
Engana-se quem pensa que a jornada do consumidor se encerra quando a compra é finalizada, o pagamento aceito e o produto enviado. O atendimento ao consumidor é crucial para se relacionar e garantir a fidelização e olha que eles concordam com isso e estão atentos!
Ainda sobre a logística de envio, 59% dos consumidores esperam poder rastrear a entrega do pedido e 47% desejam que a loja tenha um sistema facilitador de troca e devolução. Ainda assim, como já mostrado durante o texto, os clientes amam um cupom e desejam receber para a próxima compra, para dar aquela fidelizada, né?
E caso eles não encontrem as ofertas desejadas, já avisaram que o foco será Cyber Monday, que é uma data ainda pouco explorada, mas que tem muito potencial para crescer e se garantir como a Black Friday já vem fazendo. Agora é com você para baixar e ler a pesquisa, entender mais sobre a jornada do consumidor e aderir esses insights à sua loja.