Logo E-Commerce Brasil

Consumo dos paulistanos cresce 45% em 10 anos

Por: Vivianne Vilela

Diretora de Conteúdo do E-Commerce Brasil

Vivianne Vilela atua como Diretora de Conteúdo, do E-Commerce Brasil há mais de 11 anos. É responsável pela curadoria dos eventos, dentre eles o Fórum E-Commerce Brasil (maior evento de e-commerce das Américas). Passou mais de 7 anos trabalhando em projetos nacionais para promover a inclusão, transformação e expansão no uso da tecnologia dos pequenos negócios no Brasil pelo Sebrae Nacional.

Um estudo do Data Popular mostrou que, em 2003, o consumo total da população da maior cidade do País foi de R$ 189 bilhões. Já em 2013, o valor deve chegar a R$ 274 bilhões, segundo estimativas do instituto. Se confirmado, o crescimento terá sido de 44,97% em uma década.

O crescimento do consumo foi acompanhado pelo aumento da renda. No mesmo período de tempo, a renda média mensal do paulistano está passando de R$ 1.527,85 para R$ 2.303,35, um acréscimo de cerca de 50%.

Além disso, o estudo mostra que a classe média cresceu 6 pontos percentuais, de 2003 para 2013. Há dez anos, o segmento contava com 50% da população, e, agora, essa quantidade é de 56%. A classe alta também subiu, de 27% para 34% no período. Consequentemente, a classe baixa caiu de 23% para 10%.