Redação E-Commerce Brasil

Consumidor de moda quer praticidade e pesquisa antes da compra

Segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Enquanto o varejo caminha para a multicanalidade o comprador já é multicanal: consumidores de moda utilizam cada vez mais, além das informações do varejo físico e virtual, redes sociais, blogs e sites para obter referências. Essas são as características dos novos compradores. A conclusão é de estudo da Officina Sophia Retail, que mapeou o comportamento do omnishopper brasileiro interagindo com lojas físicas e virtuais ao comprar itens de moda.

Ao comprar moda na internet, a visitação de mais de uma loja na web, antes da compra, é quase unânime, ocorrendo com nove em cada dez compradores, que entram, em média, em 3,06 lojas durante o processo de escolha. Nesse conjunto, apenas 12% dos indivíduos passam pela loja física antes de concretizar a compra. Esses shoppers buscam praticidade e 82% fecham a compra no mesmo dia da pesquisa, com gasto médio de 276 reais.

Quando no ambiente online o shopper pesquisa desde condições de entrega (97%), consulta de preços e condições de pagamento (95%) até a verificação de tamanho dos produtos e status do pedido (90%). Ainda dentro dos websites, elementos que geram mais insatisfação são as informações disponíveis sobre tamanho e numeração dos itens (42%), bem como das condições de troca (41%).

Considerando o grupo que opta pela aquisição de produtos nas lojas físicas, identificamos a maior incidência do comportamento que busca as vantagens da multicanalidade. No total, oito em cada dez compradores visitam 2,8 lojas e cruzam os canais, pois seis em cada dez buscam informações em 3,25 lojas online além das lojas físicas. Após a decisão de compra, o resultado é um ticket médio de 298,00 reais, valor superior ao das movimentações via internet.

A influência das Redes Sociais

Explorando outros pontos de contato com o varejo, 54% dos consumidores declararam já ter relatado experiências positivas com as lojas nas redes sociais, demonstrando a importância desse canal com os clientes. Tornou-se vital para a marca ter presença nas redes sociais e interagir de forma ágil com seu target.

Para entender quais são as estratégias desse novo consumidor, a Officina Sophia Retail, realizou entrevistas online com 400 homens e mulheres acima de 18 anos, das classes A, B, e C, que tenham tido experiência de compra recente no segmento de moda em lojas físicas e virtuais.

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.