Redação E-Commerce Brasil

Conhecer o hábito do cliente é o mais importante para ter sucesso no e-commerce, diz CMO da Nuvemshop

Quarta-feira, 13 de Maio de 2020   Tempo de leitura: 3 minutos

A pandemia da Covid-19 trouxe novos varejistas para o e-commerce. Em um período de isolamento social, a única forma de continuar vendendo foi pela internet e, com isso, o comércio eletrônico ficou mais movimentado. Como manter as vendas quando tudo voltar ao normal? Como aproveitar o momento para entender o consumidor e o hábito do cliente? Estas e outras questões foram trazidas pelo CMO da Nuvemshop, Luiz Piovesana, no evento The Future Of E-Commerce – edição Tech, promovido pelo E-Commerce Brasil.

Segundo Luiz Piovesana, 1,3 milhão dos varejistas brasileiros possuem no máximo 20 funcionários. Este, porém, geram mais de 5 milhões de empregos diretos e movimentam R$ 725 bilhões em vendas. Daí a necessidade dos pequenos e médios para a manutenção da economia aquecida.

É justamente esse tipo de varejista que está mais em dúvida neste momento. O que será o futuro? Como agir no futuro? Para Piovesana, a primeira coisa que precisa ser feita é a análise financeira atual.

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“É preciso entender quais são os produtos com giro e melhor margem. Se tem um bom giro, então não precisa fazer uma promoção para vender e dá para investir mais nele. Além disso, é preciso conhecer qual o seu canal com maior ROI e, assim, conseguir pensar quais novos canais criar para trazer novos clientes e, consequentemente, entender o hábito do cliente, o mais importante”, avalia.

O especialista destaca o conhecimento dos hábitos dos consumidores como o mais importante para entender o futuro. “Conhecendo o seu cliente, o que ele gosta, o que ele procura, o que o irrita, fica mais fácil ter domínio sob sua loja e seu produto”.

Por Gustavo Freitas, da Redação do E-Commerce Brasil

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