Logo E-Commerce Brasil

Conferência Sul: m-commerce já representa 1 em cada 6 dólares gasto

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Ver página do autor
A Conferência E-Commerce Brasil SUL 2016 está sendo realizada em Porto Alegre e trouxe os principais players locais e nomes do varejo brasileiro. O evento nos dias 17 e 18 reuniu 600 congressistas e debateu os mais diversos pontos do comércio eletrônico. Quem subiu no palco na parte da manhã de quarta-feira, 18, foi Luciana Burger, Managing Director comScore Brasil. A diretora detalhou o perfil do consumidor brasileiro e o panorama do e-commerce no Brasil e no mundo. O panorama digital no Brasil - O Brasil tem agora 81,3 milhões de usuários desktop - 60,4 milhões de usuários de smartphone - 11,8 milhões de usuários de tablet - Os dispositivos mobile agora correspondem por 72% do total de tempo gasto no Brasil "A primeira coisa que fazíamos era somar esses números para saber o total de consumidores, mas acontece que a audiência digital não permite mais somar. O total da população digital combinada é de 100,3 milhões", revela Luciana. Multi-Plataformas no Brasil - O tempo digital gasto nunca foi tão grande, liderado principalmente pelo consumo em tablets e smartphones. O total de tempo duplicou desde 2014. O mobile representa 67% do total de tempo navegado pelo brasileiro. - Mobile representa 2 em cada 3 minutos, e os aplicativos mobile já correspondem a mais da metade do tempo digital gasto. - Usuários exclusivamente mobile e multi-plataforma correspondem a três quartos dos millennials digitais no Brasil. - 62% dos millennials de 18-34 anos são usuários de mobile e 19% não utilizam desktop em nenhum momento. Apenas os usuários à partir de 55 anos apresentam maior quantidade de usuários exclusivos de desktop (55%). - O sistema Android corresponde a 83% do total de smartphones no Brasil. A Apple domina o mercado de tablet. 13224174_279120689097592_1189843172_o O cenário do e-commerce no Brasil - 49,5% homem. - 50,5% mulher. - Mais da metade dos compradores possui menos de 35 anos. - Região Sul representa 19,8% (usuários expostos). - 51% - a maior parte do tempo digital gasto na categoria de varejo já é mobile. Tendências Internacionais - Nos Estados Unidos 62% do tempo gasto em retail é mobile. O desktop representa 38%. - O total de e-commerce passou a representar 15% do total de dólares gastos, um recorde de todos os tempos. - O e-commerce ultrapassou a marca de US$ 90 bilhões no último trimestre de 2015. - O m-commerce cresceu 56% em 2015, sendo que o e-commerce aumentou em 8%. - O mobile commerce já representa 1 em cada 6 dólares gasto proporcional. Só que o mobile traz 60% tempo e 16% ganhos - Possivelmente ainda por problemas de segurança e tamanha de tela menor. Publicidade impulsionando as vendas O mobile entrega maior awareness, intenção de compra e gera maior preferência de marca. A publicidade em dispositivos móveis funciona, com campanhas em tablets e smartphone. O desempenho varia em diferentes etapas do funil.