A Conferência E-Commerce Brasil SUL 2016 está sendo realizada em Porto Alegre e trouxe os principais players locais e nomes do varejo brasileiro. O evento nos dias 17 e 18 reuniu 600 congressistas e debateu os mais diversos pontos do comércio eletrônico.
Quem subiu no palco na parte da manhã de quarta-feira, 18, foi Luciana Burger, Managing Director comScore Brasil. A diretora detalhou o perfil do consumidor brasileiro e o panorama do e-commerce no Brasil e no mundo.
O panorama digital no Brasil
– O Brasil tem agora 81,3 milhões de usuários desktop
– 60,4 milhões de usuários de smartphone
– 11,8 milhões de usuários de tablet
– Os dispositivos mobile agora correspondem por 72% do total de tempo gasto no Brasil
“A primeira coisa que fazíamos era somar esses números para saber o total de consumidores, mas acontece que a audiência digital não permite mais somar. O total da população digital combinada é de 100,3 milhões”, revela Luciana.
Multi-Plataformas no Brasil
– O tempo digital gasto nunca foi tão grande, liderado principalmente pelo consumo em tablets e smartphones. O total de tempo duplicou desde 2014. O mobile representa 67% do total de tempo navegado pelo brasileiro.
– Mobile representa 2 em cada 3 minutos, e os aplicativos mobile já correspondem a mais da metade do tempo digital gasto.
– Usuários exclusivamente mobile e multi-plataforma correspondem a três quartos dos millennials digitais no Brasil.
– 62% dos millennials de 18-34 anos são usuários de mobile e 19% não utilizam desktop em nenhum momento. Apenas os usuários à partir de 55 anos apresentam maior quantidade de usuários exclusivos de desktop (55%).
– O sistema Android corresponde a 83% do total de smartphones no Brasil. A Apple domina o mercado de tablet.
O cenário do e-commerce no Brasil
– 49,5% homem.
– 50,5% mulher.
– Mais da metade dos compradores possui menos de 35 anos.
– Região Sul representa 19,8% (usuários expostos).
– 51% – a maior parte do tempo digital gasto na categoria de varejo já é mobile.
Tendências Internacionais
– Nos Estados Unidos 62% do tempo gasto em retail é mobile. O desktop representa 38%.
– O total de e-commerce passou a representar 15% do total de dólares gastos, um recorde de todos os tempos.
– O e-commerce ultrapassou a marca de US$ 90 bilhões no último trimestre de 2015.
– O m-commerce cresceu 56% em 2015, sendo que o e-commerce aumentou em 8%.
– O mobile commerce já representa 1 em cada 6 dólares gasto proporcional. Só que o mobile traz 60% tempo e 16% ganhos – Possivelmente ainda por problemas de segurança e tamanha de tela menor.
Publicidade impulsionando as vendas
O mobile entrega maior awareness, intenção de compra e gera maior preferência de marca. A publicidade em dispositivos móveis funciona, com campanhas em tablets e smartphone. O desempenho varia em diferentes etapas do funil.