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ChatGPT chega oficialmente ao Brasil e Google alerta sobre problemas da Inteligência Artificial

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Na última sexta-feira (10/02), a OpenAI disponibilizou a assinatura Plus do ChatGPT no Brasil. Para ter o acesso a todos os recursos, o usuário terá de desembolsar US$ 20. No dia seguinte à essa novidade, um executivo do Google alertou sobre armadilhas da Inteligência Artificial dos chatbots.

Segundo Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, “esse tipo de inteligência artificial pode às vezes levar a algo que chamamos de alucinação”. Neste caso, o executivo explica que a máquina pode gerar uma resposta convincente, ainda que tenha sido totalmente inventada.

Apesar dos alertas de Raghavan, o ChatGPT teve cerca de 100 milhões de usuários ativos em janeiro, com lançamento da nova versão (GPT-4) previsto para este ano.

Preocupação do Google pode estar ligada à concorrência

Ainda que o executivo do Google tenha levantado as questões de segurança em relação aos chatbots, vale frisar que a Microsoft saiu na frente com a tecnologia do ChatGPT — a empresa financia a OpenAI com cerca de U$S 10 bi, e conseguiu apresentar o recurso ainda em novembro de 2022.

O Google, por outro lado, lançou o Bard, sua versão de chatbot para concorrer com o ChatGPT. No entanto, durante as apresentações o sistema apresentou dados imprecisos no lançamento, que custou à empresa US$ 100 bi em valor de mercado.

Diante disso, Raghavan levantou a possibilidade de erro dessa tecnologia, reforçando ao público a urgência por responsabilidade parte dos desenvolvedores. “Nós certamente não queremos enganar o público”, concluiu.