Logo E-Commerce Brasil

Canoo anuncia van elétrica para entregas e plano de abrir microfábricas

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A startup de veículos elétricos Canoo, que está abrindo capital por meio de uma fusão com uma empresa de aquisição de propósito específico (SPAC), revelou planos para seu segundo veículo, uma van de entregas, e traçou metas para desenvolver uma picape e construir microfábricas.

A Canoo disse que oferecerá duas versões de tamanhos de seu veículo de entregas, que terá preço inicial de cerca de US$ 33 mil. O veículo terá um lançamento limitado no final de 2022, com distribuição mais ampla em 2023.

Imagem: Reprodução

“A plataforma não se trata apenas de entregar mercadorias, mas também de entregar casos de uso”, disse o presidente-executivo da Canoo, Tony Aquila, em entrevista.

Aquila disse que a Canoo planeja desenvolver uma picape, indo além dos planos de ter no segundo trimestre de 2022 um veículo de sete lugares semelhante a um casulo, com a van de entregas e um sedã esportivo em 2025. Ele não divulgou um cronograma do desenvolvimento da picape.

“Você nos verá apresentar uma linha completa de produtos”, disse o executivo.

Skate da Canoo

A Canoo desenvolveu um “skate” — uma plataforma baixa que agrupa baterias e motores elétricos com componentes de chassi como direção, freios e rodas — na qual uma variedade de tipos de carrocerias de veículos podem ser montadas.

Enquanto a empresa, que abrirá capital no final deste mês por meio de um acordo com a SPAC Hennessy Capital, está pressionando para fechar um contrato de produção com a fornecedora Magna International, também pretende montar veículos próprios em microfábricas, disse Aquila.

O veículo será lançado inicialmente no mercado norte-americano, seguido por Canadá, México e Europa.

Leia também: Mercado Livre adiciona mais de 70 veículos elétricos para América Latina

Fonte: Reuters