Logo E-Commerce Brasil

Canadá conduz investigação antitruste contra Amazon

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Ver página do autor
O órgão regulador antitruste do Canadá informou na sexta-feira (14) que lançou uma investigação cível contra a Amazon, a fim de avaliar se ela abusa de sua posição dominante no setor de varejo no tratamento de vendedores independentes no seu site. Alguns estados dos Estados Unidos e a Europa também apuram eventuais excessos da mesma companhia, sobretudo o modo como ela trata outros vendedores que usam seu marketplace. O Escritório de Competição do Canadá afirmou que a investigação está em andamento e que "não há conclusão de transgressão até agora". Um porta-voz da empresa sediada em Seattle diz que ela coopera com a revisão. O escritório afirmou que sua investigação tem como foco o abuso da dominância, ou se uma empresa dominante no mercado adota um comportamento voltado a eliminar competidores ou conter a entrada de concorrentes.

Acordo da Amazon

Em 2017, a Amazon concordou em pagar uma multa de 1 milhão de dólares canadenses (US$ 756 mil) e se comprometeu a mudar práticas de preços, após uma investigação concluir que ela fazia alegações errôneas sobre a economia em certos produtos. Leia também: Amazon corta mais de 1.200 empregos com contratos de entrega, mesmo com alta nos negócios As informações são do Broadcast Estadão