O unicórnio espanhol Cabify está entrando no mercado de entregas de supermercado à medida que parece adicionar outra corda à sua mobilidade multimodal e arco de utilidade urbana.
A empresa anunciou a adição de uma opção ‘Super’ em seu aplicativo nesta quarta-feira (6) — que está disponível para usuários em nove cidades no país: Coruña, Alicante, Barcelona, Madrid, Málaga, Murcia, Sevilha, Valência e Saragoça.
O serviço de entrega de mercearia é desenvolvido por uma parceria com a startup local de colheita, a Lola Market. Mas há uma reviravolta aqui, porque este último foi adquirido pela gigante da plataforma de entrega sob demanda da Espanha, Glovo, no mês passado — como parte de seus esforços para expandir um negócio de entrega rápida de mantimentos.

A Cabify entrega mantimentos de supermercado por meio de parceria com a Lola Market, da Glovo. Imagem: Reprodução
A relação entre a Cabify e a Glovo (via Lola Market) parece ser apenas ao nível de uma parceria estratégica por enquanto, segundo o TechCrunch.
No mês passado, a Glovo disse que a Lola Market manteria a sua marca e operaria de forma independente após a aquisição — liderada por Gonçalo Soares da Costa, CEO de uma segunda empresa de apanha de mercearia, a Mercadão, que a Glovo adquiriu na mesma época.
E enquanto a Cabify está divulgando a nova oferta ‘Super’ como a primeira vez que seus usuários poderão fazer compras por meio de seu aplicativo, o serviço (incluindo entrega) está sendo realizado pelo Lola Market. Portanto, é uma integração puramente técnica.
Entregas de Cabify e Lola Market
A Lola Market, com sede em Madrid, por sua vez, entrega mantimentos de cadeias de supermercados espanholas, incluindo Makro, Lidl, Carrefour, Mercadona, DIA, Alcampo, além de dizer que pode fazer a colheita em mercados tradicionais e algumas lojas especializadas.
Neste verão, a Cabify lançou uma oferta piloto de assinatura multimodal em Madri — buscando direcionar os usuários a planos de assinatura que façam uso de suas diferentes ofertas de mobilidade — chamada de carona, sua subsidiária de micromobilidade elétrica MOVO, serviço de assinatura de bicicletas Bive e serviço de correio.
Com a nova rede de supermercados, está cobrando a mudança como uma expansão adicional desta estratégia multimodal — e tentando reivindicar credenciais verdes, sugerindo que reduzirá viagens em carros particulares e ajudará a melhorar o ambiente urbano, reduzindo as emissões por meio de entregas agrupadas.
“Este novo serviço expande o conceito do que conhecemos como ‘multimobilidade’”, disse Lucía Chávarri, vice-presidente de novos negócios da Cabify, em um comunicado. “Com o serviço ‘Super’, graças à colaboração com o Lola Market, evitamos as idas aos supermercados em carros particulares, que muitas vezes são ocupados por apenas uma pessoa e que são muito frequentes nas cidades. “Além disso, a compra online melhora a eficiência dos recursos disponíveis, pois a entrega permite que diferentes pedidos sejam agrupados e entregues seguindo a melhor rota.”
Luis Pérez del Val, fundador e CEO da Lola Market, sugeriu que a “colaboração” com a Cabify permitirá que ela alcance muito mais usuários e “aproveite nossa infraestrutura, tornando o serviço acessível a muito mais pessoas nas grandes cidades”.
Leia também: Startup de delivery de supermercado Favo recebe aporte de R$ 141 milhões
Fonte: TechCrunch