Logo E-Commerce Brasil

Brasileiro investe mais de um quarto do salário em compras online

Por: Vivianne Vilela

Diretora de Conteúdo do E-Commerce Brasil

Vivianne Vilela atua como Diretora de Conteúdo, do E-Commerce Brasil há mais de 11 anos. É responsável pela curadoria dos eventos, dentre eles o Fórum E-Commerce Brasil (maior evento de e-commerce das Américas). Passou mais de 7 anos trabalhando em projetos nacionais para promover a inclusão, transformação e expansão no uso da tecnologia dos pequenos negócios no Brasil pelo Sebrae Nacional.

O Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome produtos via web, atrás apenas na Índia e da China. De acordo com a pesquisa Global Online ShopperReport, da WorldPay, com cyber consumidores de 15 países, o brasileiro gasta, em média 27%, da sua renda com produtos vendidos nos e-commerces, acima da média global, que é de 23% (patamar norte-americano).

 

Outro dado importante da pesquisa mostra que 8% dos entrevistados brasileiros gastam metade da renda mensal disponível nesse tipo de compras. O estudo relacionou o comportamento dos consumidores desde o início da recessão mundial e detectou que no Brasil, 39% dos compradores afirmam gastar mais em compras online desde a crise, 19% que disseram gastar menos, resultando num crescimento de 20%.

 

Aproximadamente 30% dos consumidores online afirmam que utilizam o ambiente de trabalho para fazer essas compras, enquanto 8% adquiriram os produtos durante feriados, e 7% em locais como cafés e restaurantes.

 

[via Varejista e Núcleo de Estudos do Varejo ESPM]