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Brasil está entre os 10 melhores mercados mundiais de e-commerce

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O Brasil é o único país da América Latina no TOP 10 do ranking mundial dos melhores mercados de e-commerce. As informações foram publicadas este ano pelo eMarketer e segundo a pesquisa divulgada, até 2018 o país deve manter a décima colocação. Em primeiro e segundo lugar estão, respectivamente, China e Estados Unidos da América.

O boom do comércio eletrônico no país trouxe uma enxurrada de lojas virtuais e com elas empreendedores cheios de dúvidas sobre como cativar e fidelizar um cliente perante tanta facilidade e concorrência na web. “Cada cliente tem a sua preferência para realizar o pagamento. Se ele faz a compra e, no momento de pagar, não encontra uma opção compatível com o que precisa, é quase certo que a venda não será concluída. E, além de oferecer diversas formas de pagamento, disponibilizar o parcelamento é fundamental”, afirma o especialista em Marketing Alexandre Fortes, da empresa Gerencianet.

O boleto bancário é a segunda forma de pagamento mais utilizada em compras na Internet. Ele é uma opção para quem não trabalha com cartão de crédito, para aqueles que têm pouca afinidade com compras online e também para quem prefere a segurança do papel impresso ao pagar as contas. O boleto também é bastante popular por se tratar de um pagamento à vista e, geralmente, contar com descontos especiais.

Já o cartão de crédito é indispensável em qualquer negócio eletrônico. Além de ser vantajoso tanto para o vendedor quanto para o comprador, ele representa a forma mais utilizada para fechar negócios on-line não só no Brasil, mas no mundo. Ele é atrativo para os clientes por proporcionar um parcelamento em muitas vezes, sem a cobrança de juros. A opção de pagamento com cartão de crédito também favorece os vendedores, reduzindo a inadimplência.

Com a automatização dos dias de hoje, o empresário tem a opção de terceirizar o serviço de cobrança, podendo oferecer mais opções, economizando tempo e contando com a experiência de uma empresa especializada no assunto. A contratação de um intermediador de pagamento traz infinitas vantagens ao empreendedor. Um dos benefícios, por exemplo, é o controle de fraudes no sistema de pagamento. “Além de deixar todo o trabalho de cobrança para a empresa, o empresário tem a segurança de saber que todas as transações passarão por uma análise antifraude, evitando prejuízos ou problemas para receber o dinheiro”, explica Fortes.