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"BNPL é uma bolha, não um sucesso", afirma pesquisador de Harvard

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A maioria das pessoas adora a conveniência do sistema Buy Now, Pay Later (BNPL), ou Compre Agora, Pague Depois. Desde o início da pandemia de coronavírus, os pagamentos parcelados explodiram em popularidade, juntamente com um aumento geral nas compras online.

Inicialmente, distribuir o custo de uma compra cara – como um Peloton , por exemplo – fazia sentido financeiro, especialmente em 0%. Agora, 4 em cada 5 consumidores dos EUA usam BNPL em tudo, desde roupas a produtos de limpeza, de acordo com a Experian, e a maioria dos compradores disse que comprar agora e pagar depois poderia substituir seu método de pagamento tradicional (provavelmente, cartões de crédito).

″É difícil comprar qualquer coisa sem ser perguntado se você quer pagar com o tempo”, disse Marshall Lux, membro do Mossavar-Rahmani Center for Business and Government da Harvard Kennedy School.

Atualmente, a maioria dos consumidores verá uma opção comprar agora, pagar mais tarde ao fazer compras on-line em varejistas como Target, Walmart e Amazon, e muitos provedores também estão introduzindo extensões de navegador, que você pode baixar e aplicar a qualquer compra on-line. Depois, há os aplicativos, que permitem que você use pagamentos parcelados ao comprar coisas pessoalmente – assim como você usaria o Apple Pay.

“Três anos atrás, as pessoas falavam sobre bicicletas Peloton, agora as pessoas estão comprando tênis, jeans, meias”, disse Lux. “Quando as pessoas começam a comprar bens domésticos a crédito, isso sinaliza um problema.”

Além disso, o rápido crescimento do BNPL é impulsionado principalmente por consumidores mais jovens, com dois terços dos tomadores do BNPL considerados subprime, observou Lux, tornando-os especialmente vulneráveis ​​a choques econômicos ou a uma possível desaceleração.

“Estas são as pessoas que não podem se dar ao luxo de se machucar”, disse ele.

Além disso, quase 70% dos usuários que compram agora e pagam mais tarde admitem gastar mais do que gastariam se tivessem que pagar tudo antecipadamente, de acordo com uma pesquisa da LendingTree .

Na verdade, 42% dos consumidores que fizeram uma compra agora, pagam mais tarde, fizeram um pagamento atrasado em um desses empréstimos, descobriu a LendingTree. A geração Z é mais propensa a perder um pagamento e usar o BNPL para compras diárias em vez de itens caros, de acordo com uma pesquisa separada do site de pesquisas Piplsay.

Geralmente, se você perder um pagamento, pode haver taxas atrasadas, juros diferidos ou outras penalidades, dependendo do credor. (O Select da CNBC tem um resumo completo de taxas, APRs, se uma verificação de crédito é realizada e se o provedor se reporta às empresas de pontuação de crédito, caso em que um pagamento atrasado também pode prejudicar sua pontuação de crédito.)

Embora, “eles não venham para seus tênis, o fato de que você pode comprar algo e não saber o que acontece quando você deixa de pagar – para a pessoa média que trabalha de salário em salário, isso se torna um problema”, disse Lux. “Parece um pouco do Velho Oeste para mim.”

Sem muita supervisão regulatória, o mercado BNPL existe atualmente em “um espaço cinza legal”, de acordo com Lux.

O Consumer Financial Protection Bureau abriu um inquérito sobre os programas populares de compra agora, pague depois. O órgão de fiscalização financeira disse estar particularmente preocupado com a forma como esses programas afetam o acúmulo de dívidas do consumidor, bem como quais leis de proteção ao consumidor se aplicam e como os provedores de pagamento coletam dados.

“Compre agora, pague depois é a nova versão do antigo plano de layaway, mas com reviravoltas modernas e mais rápidas, onde o consumidor recebe o produto imediatamente, mas também recebe a dívida imediatamente”, disse o diretor do CFPB, Rohit Chopra, em comunicado.

O CFPB ainda não anunciou seus próximos passos.

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Fonte: CNBC