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  Redação E-Commerce Brasil

BNPL: alta demanda aumenta custos da operação

Quinta-feira, 12 de maio de 2022   Tempo de leitura: 7 minutos

O ‘boom’ do Buy Now, Pay Later (BNPL), ou Compre Agora, Pague Depois, teve uma estreia pouco promissora há mais de uma década. Em 2005, três empresários suecos, Sebastian Siemiatkowski, Niklas Adalberth e Victor Jacobsson, decidiram ver se seu serviço de empréstimo parcelado, então chamado Kreditor Europe e agora chamado Klarna, atrairia a atenção dos investidores que participavam de um concurso semelhante ao Shark Tank em Estocolmo.

O BNPL passou de uma novidade de compras para uma indústria multibilionária em três continentes em menos de 20 anos. Seu crescimento explosivo não foi barato. Nenhum dos principais concorrentes BNPL puros, incluindo Klarna, Affirm, Afterpay e Zip, atualmente é lucrativo. E alguns de seus clientes comerciais estão começando a se perguntar se estão pagando altas taxas às empresas de tecnologia financeira BNPL pelas vendas que teriam obtido de qualquer maneira.

Ao mesmo tempo, reguladores como o diretor do Departamento de Proteção Financeira ao Consumidor, Rohit Chopra, levantaram preocupações sobre se os consumidores estão ficando muito endividados por usar os serviços de pagamento parcelado. Além disso, a concorrência e a consolidação do setor estão aumentando, à medida que novos participantes migram para os EUA, onde as taxas de penetração do serviço de financiamento parcelado são mais baixas do que em outras partes do mundo. Alcançar escala, porém, não será fácil ou barato.

“Nós damos as boas-vindas à concorrência, pois ela ajuda a impulsionar a inovação que, em última análise, beneficia o consumidor”, disse David Sykes, chefe da Klarna na América do Norte, em comunicado enviado por e-mail. “Também é importante que, à medida que mais players ingressem no espaço BNPL, haja regulamentação para garantir a transparência e que os padrões consistentemente altos para os quais operamos sejam seguidos e implementados.”

Ascensão

O BNPL é uma nova visão do antigo plano de armazenamento que existe há décadas e ainda é oferecido por um número limitado de varejistas, como Sears e Burlington Stores . Enquanto os clientes layaway não recebem a mercadoria até que paguem por ela, os mutuários do BNPL recebem suas mercadorias depois de assinar um contrato de empréstimo de curto prazo que exige pagamentos fixos geralmente em quatro parcelas a cada duas semanas ao longo de seis semanas. Os consumidores podem evitar pagar juros sobre seus empréstimos BNPL se fizerem seus pagamentos em dia.

Regulamento

À medida que o BNPL se prolifera em diferentes arenas de compras, está gerando novas preocupações para os críticos.

O Consumer Financial Protection Bureau iniciou uma investigação sobre a indústria do BNPL em dezembro passado, depois que preocupações foram levantadas sobre suas práticas comerciais por um grupo de senadores democratas e ativistas do consumidor.

Um porta-voz da agência federal não respondeu a um pedido de comentário sobre o status de sua investigação , mas Chopra mostrou que está disposto a ser agressivo com o setor de pagamentos.

O BNPL vai persistir?

Reconhecendo os desafios da indústria, Mark Flamme, diretor administrativo da empresa de consultoria AlixPartners, questionou a viabilidade a longo prazo da indústria BNPL. Ele suspeita que os consumidores que perderem os pagamentos se tornarão um problema maior ao longo do tempo .

“Existe um risco real de que os consumidores se excedam”, disse Flamme. “Posso acessar 15 sites diferentes (e) posso obter 15 empréstimos de curto prazo diferentes de vários jogadores diferentes.”

De fato, a indústria BNPL está começando a desacelerar. Dados do Bank of America mostram que o crescimento global de downloads de aplicativos BNPL desacelerou para 21,4% no primeiro trimestre deste ano, de 36,2% no quarto trimestre. Affirm teve o melhor desempenho no trimestre, com downloads diários médios aumentando 61,8% ano a ano, mas essa taxa de crescimento caiu de 93,7% no quarto trimestre.

Enquanto isso, a Zip está lutando com nove meses consecutivos de crescimento anual negativo. O primeiro trimestre foi o trimestre mais baixo registrado do Zip para downloads de aplicativos desde o terceiro trimestre de 2020, de acordo com o Bank of America.

À medida que o crescimento diminui, será mais difícil para os provedores de BNPL ganhar dinheiro, em parte porque será mais difícil satisfazer as demandas dos clientes que procuram o melhor negócio. Isso, por sua vez, tornará mais difícil atender às expectativas dos investidores que buscam retorno sobre seus investimentos. Nenhum desses esforços será fácil ou barato.

Leia também: Buy now, pay later: por que incluir o BNPL no seu e-commerce?

Fonte: Retail Dive

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