Logo E-Commerce Brasil

60% das vendas do Black Friday foram feitas por dispositivos móveis, mostra pesquisa

Segundo levantamento realizado pela zanox, maior rede europeia de afiliação, durante o Black Friday – na última sexta-feira (25) -, foram realizadas cerca de 670 mil vendas dentro da rede global da empresa. O dado se refere a todos os 11 países de atuação, entre eles Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Brasil, Itália e EUA.

Entre as plataformas mais utilizadas pelos consumidores para as compras online, o levantamento mostrou uma vitória expressiva dos dispositivos móveis: o desktop representou 40%, enquanto smartphones (35%) e tablets (25%) somaram 60%. Em mercados mais maduros, como Alemanha e Espanha, as vendas por smartphones foi ainda mais expressivas.

E, para economizar ainda mais, muitos internautas iniciaram cedo as buscas pelos descontos, com picos de vendas entre 20h e 21h de quinta-feira (24). Além disso, os consumidores usaram alternativas para deixar os preços ainda menores, como cupons de desconto (54%) e cashbacks (31%).

O produto campeão de vendas, na plataforma da zanox, foi a Caixa Wireless Sonos Play.

Brasil

Os brasileiros iniciaram as buscas pelas ofertas nas primeiras horas do Black Friday. Segundo a empresa, na primeira hora após o início do evento, um grande grupo varejista bateu 1.100 vendas.

Entre os segmentos com maior procura pelos consumidores foram grandes grupos varejistas (30%), seguido por moda e esportes (14%), beleza e cosmético (12%), drogarias (18%) e viagens (4%).

No Brasil, a zanox atende 16 do top 20 e-commerces, o que representa 80% desse ranking – segundo levantamento do portal CupoNation, site de cupons de desconto -, além de 300 e-commerces de relevância do país.