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Big Data melhora ROI de marketing digital em até 25%

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Segundo projeção do Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil, os investimentos em marketing digital alcançaram R$ 7 bilhões em 2014. O valor já supera a mídia impressa e só fica atrás da TV. Com um volume tão grande envolvido, é essencial que as empresas consigam medir bem os resultados.

Segundo Robson Del Fiol, CEO da ESV Digital no Brasil, existem algoritmos de mensuração de resultados capazes de identificar com precisão a atribuição de cada canal de divulgação online. Com isso, as marcas melhoraram entre 15% e 25% seu ROI – o retorno financeiro sobre o investimento.

As atribuições são um valor de importância dado a cada canal utilizado na divulgação– e-mail marketing, banners, SEO, mídias sociais, etc. “Em geral, esse dado é medido por meio de fórmulas preestabelecidas, que não refletem bem a realidade e podem levar empresários a subestimarem ou superestimarem determinada etapa”, aponta Robson.

Com os programas de tracking do site da marca e após um mês de coleta de dados, realizam-se análises e comparação do tráfego para uma primeira calibração do algoritmo. Com a ferramenta em mãos, uma nova avaliação dos acessos da página é realizada durante os três meses seguintes. “O cliente acompanha tudo por meio de dashboards e o resultado é um primeiro relatório customizado com as atribuições, que já permite realocar investimentos para otimizar a campanha”, descreve.

Robson também explica que canais diferentes têm propósitos diferentes, como despertar interesse do consumidor, potencializar a relação com a marca e, por fim, despertar a ação, ou seja, a compra do produto. “É necessário entender como cada uma destas etapas afeta a performance do negócio”, diz.

Para o sistema alcançar precisão, é necessário que o site tenha pelo menos entre 50 e 100 mil acessos por mês. Isso tem um impacto direto na melhora do ROI da empresa. “Se é gasto R$ 1 milhão com marketing digital e nós conseguimos aumentar o ROI em 10%, o cliente tem um ganho real de R$ 100 mil”, exemplifica o CEO.

Fonte: ESV Digital