Logo E-Commerce Brasil

Banda larga alcança 93 milhões de usuários em fevereiro no Brasil

Por: Vivianne Vilela

Diretora de Conteúdo do E-Commerce Brasil

Vivianne Vilela atua como Diretora de Conteúdo, do E-Commerce Brasil há mais de 11 anos. É responsável pela curadoria dos eventos, dentre eles o Fórum E-Commerce Brasil (maior evento de <nowrap>e-commerce</nowrap> das Américas). Passou mais de 7 anos trabalhando em projetos nacionais para promover a inclusão, transformação e expansão no uso da tecnologia dos pequenos negócios no Brasil pelo Sebrae Nacional.

O Brasil encerrou fevereiro com 93,6 milhões assinantes de banda larga, com crescimento de 43% em relação ao mesmo período do ano passado. O balanço mensal divulgado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) mostra que 28 milhões de novos acessos foram habilitados nos últimos 12 meses em todo o País.

A evolução mais significativa em número de acessos verificada em fevereiro se deu no segmento móvel da banda larga, com 54% de crescimento em relação ao mesmo mês de 2012. Esse serviço alcançou um total 72,7 milhões de usuários, sendo 58,9 milhões de conexões de celulares 3G. Estão somados nesse número os smartphones e 13,8 milhões de terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M). A banda larga fixa, por sua vez, chegou a 20,9 milhões de assinantes no mês massado.

A cobertura de 3G alcançou 3.315 municípios. Desde fevereiro de 2012 houve um incremento de 20% desse serviço, com a instalação das redes de dados em 546 novas cidades. Essa infraestrutura está presente em praças que concentram 88% da população brasileira.

Neste ano começa a operação de 4G, com velocidades de conexão superiores às da 3G. A cobertura começa pelas seis cidades-sede da Copa das Confederações: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. E, em dezembro, começam a funcionar também nas sedes da Copa do Mundo: Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo.

O uso da banda larga no Brasil, especialmente pelas redes de telefonia móvel, vem crescendo nos últimos anos. Estudo da Cisco mostra que o tráfego móvel de dados aumentou 47 vezes desde 2007 e a projeção é de que esse índice médio de tenham uma expansão de 65% ao ano até 2017.

 

Por: Computerworld