Logo E-Commerce Brasil

Avaliações detalhadas dos produtos terão destaque na busca do Google

A partir de agora, quando um produto for procurado no Google, as primeiras avaliações a serem mostradas serão aquelas com maior detalhamento e não as que estão com descritivos simples. Isso porque o buscador foi atualizado pela empresa, que alterou a ordem das avaliações de produtos. A mudança está de acordo com a meta da companhia, que pretende oferecer mais qualidade nas análises além das notas, com relatos de uso de produto e experiências próprias dos usuários.

O Google preparou um tutorial para ensinar como criar uma boa avaliação. De modo geral, a ideia é que não seja apenas um testemunho, é preciso pesquisar, justificar as afirmações com os resultados de testes e ainda dizer de forma clara o motivo pelo qual aquele produto é bom ou ruim.

A empresa ainda incentiva que na avaliação apareçam os prós e contras, comparação do produto atual com versões anteriores ou concorrentes. Quanto mais completo for, mais exposto nos resultados de busca o texto ficará.

Aqui estão as dicas do Google para uma avaliação estar bem rankeada após a atualização:

  1. Inclua detalhes úteis e detalhados, como as vantagens ou desvantagens de um determinado item, detalhes sobre o desempenho de um produto ou como o produto difere das versões anteriores;
  2. O texto deve vir de pessoas que realmente usaram os produtos e mostrem como o produto é fisicamente ou como é usado;
  3. Inclua informações exclusivas além das fornecidas pelo fabricante, como recursos visuais, áudio ou links para outros conteúdos que detalham a experiência do revisor;
  4. Apresente produtos comparáveis ​​ou explique o que diferencia um produto de seus concorrentes.

Por enquanto, essa nova diretriz se aplica apenas às análises de produtos feitas em inglês e será lançada gradualmente nos países falantes deste idioma. Em breve as classificações e revisões devem ser expandidas para outras regiões, no entanto ainda sem uma data definida.

Aprimoramento das avaliações

A estratégia do Google com essa mudança é manter o aprimoramento de avaliações e melhorar a qualidade do resultado exibido para o usuário. Assim, a empresa combate o uso de robôs, cópias de conteúdo ou avaliações manipuladas, que não contribuem para uma compra acertada.

Em 2021, a empresa já promovia avaliações que apresentavam reais evidências de que a pessoa lidou com o produto. Quem oferecia links para vendedores também ganhava destaque, porque entregava mais opções de compras para possíveis interessados.

Fonte: Google

Leia também: YouTube transmite programas de TV gratuitos e sem anúncios nos EUA