
Autosserviço online dobra número de novos consumidores na pandemia
Com o aumento dos casos confirmados da Covid-19 no Brasil, o número de novos consumidores em varejistas online de Autosserviço cresceu 96% entre os dias 19 e 25 de março, na comparação com a semana anterior — acima da média de 13% do e-commerce total, segundo levantamento da Ebit|Nielsen.
Por isso, o aumento nas vendas de produtos de giro rápido (FMCG - fast-moving consumer goods) foi expressivo na semana. Itens da cesta básica, por exemplo, cresceram 165%, seguidos por frios (+106%), hortifrutigranjeiros (+93%), carnes (+59%) e padaria (+52%).
Segundo a Ebit|Nielsen, com base neste cenário, o segmento de giro rápido apresentou leve alta na importância no faturamento total. Na última semana, FMGC representou 7% das vendas do e-commerce brasileiro, contra 4% no começo de março.
Como ainda é uma categoria de pouca relevância, no entanto, o desempenho positivo não foi capaz de compensar a retração de categorias maiores, como Eletrodomésticos e Casa e Decoração, que impulsionaram a baixa do total de compras online em 16,4% neste período.
