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Como utilizar as avaliações para aumentar as vendas do seu e-commerce?

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de <nowrap>e-commerce</nowrap> desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Já faz parte da jornada de compra do consumidor o processo de pesquisar sobre a reputação da loja e a qualidade dos produtos de desejo. De acordo com pesquisas, 95% dos consumidores têm o costume de analisar comentários antes de tomar uma decisão. Mais: 92% confiam nesses relatos. É aí que entram as avaliações para aumentar as vendas no e-commerce.

Os reviews são compostos por comentários e notas dadas pelo próprio consumidor a respeito da experiência com o produto ou serviço adquirido. Esses depoimentos são públicos e geram prova social, auxiliam clientes indecisos, aumentam o engajamento e garantem credibilidade ao e-commerce.

A seguir, vamos explicar melhor sobre o papel das avaliações no aumento das vendas. Confira!

Qual é a importância das avaliações no e-commerce?

Os reviews contribuem para aumentar a taxa de conversão do e-commerce por vários motivos. Olha só quais são os principais deles!

Geram prova social

Os reviews são relatos de consumidores reais e funcionam como prova social, porque são espécies de atestados de qualidade emitidos pelo próprio cliente. Assim, é possível despertar o desejo de consumo, sabe? Afinal de contas, com base nos depoimentos, outras pessoas sentem vontade de adquirir aquele produto ou serviço para ter a mesma experiência positiva.

Provocam buzz

Abrir espaço para avaliações é uma forma de aumentar o engajamento do consumidor com a marca. Além de deixar depoimentos na página do produto, o cliente pode ainda fazer menções à marca de forma espontânea nas redes sociais. É uma propaganda positiva gratuita que pode ajudar a atrair novos compradores.

Auxiliam na descrição do produto

De modo geral, as descrições dos produtos no e-commerce são feitas do ponto de vista da marca. Já os reviews trazem outro lado da moeda: opiniões de consumidores reais que tiveram experiências com o produto.

Nesse contexto, as avaliações trazem informações complementares, inclusive com fotos e vídeos. Além de auxiliar outros consumidores no processo de decisão, esses dados fornecem insights valiosos para entender o que pode ser melhorado.

Mais: os consumidores conseguem esclarecer boa parte de suas dúvidas de forma autônoma ao ler os comentários. Dessa forma, a equipe de atendimento não fica sobrecarregada com demandas repetitivas e pode se dedicar a questões mais estratégicas, como pós-vendas e gestão de reclamações.

Conferem confiança ao e-commerce

Comprar pela primeira vez em um e-commerce traz várias apreensões: medo de não receber a mercadoria, preocupação com a qualidade do produto, receio de a loja não cumprir o prazo de entrega e por aí vai.

As avaliações são soluções eficientes para reduzir essas objeções porque mostram ao consumidor se o produto é bom e se a loja é de confiança. Ao analisar o relato de outros clientes, o comprador pode se sentir mais seguro para fazer o checkout.

Como usar as avaliações para aumentar as vendas do e-commerce?

Veja bem: abrir espaço para os consumidores deixarem notas e comentários não é suficiente. É necessário ir além, incentivar a participação dos consumidores e fazer uma boa gestão de avaliações. Veja, a seguir, algumas dicas de como usar o recurso de forma estratégica para aumentar as vendas do e-commerce.

Incentive o consumidor a fazer reviews

Você sabia que os consumidores que tiveram experiências ruins estão mais propensos a deixar avaliações? Pois bem, para que os comentários negativos não se sobressaiam, é importante incentivar a participação de todos os consumidores.

Para facilitar esse processo, nossa recomendação é simplificar o formulário de avaliação e enviar lembretes por e-mail. Vale até oferecer incentivos como descontos nas próximas compras, brindes e pontos no clube de fidelidade.

Não apague avaliações negativas

Por incrível que pareça, produtos com 5 estrelas não vendem mais. Na verdade, existem pesquisas que mostram que a probabilidade de compra reduz quando as classificações se aproximam da nota máxima.

Como diria um famoso ditado popular: quando a esmola é demais, até o santo desconfia. Com as avaliações a lógica é bem parecida: apenas notas boas geram desconfiança, entende?

Então, não apague as avaliações negativas. Dados apontam ainda que itens com classificação de 4,0 a 4,7 estrelas atingem picos de conversões. Além do mais, os consumidores confiam mais nas empresas que respondem os reviews, principalmente aqueles com nota baixa.

Garanta que os reviews sejam verdadeiros e verificados

Tão importante quanto abrir esses espaços para os consumidores, é garantir transparência em todo processo com comentários verdadeiros e verificados — sejam eles positivos ou negativos.

A RA Trustvox é a parceira ideal nesse momento porque é uma plataforma de reviews independente que constrói confiança. O legal é que o lojista não tem a autonomia para apagar ou editar avaliações. Isso torna os reviews bem mais confiáveis.

Como você pôde perceber, vale a pena investir em avaliações para aumentar as vendas no e-commerce. Além de aumentar a taxa de conversão, a ferramenta é importante para melhorar a reputação da marca, aumentar o tráfego da loja virtual e fidelizar clientes. No entanto, lembre-se de investir em uma plataforma de confiança para obter resultados positivos, combinado?

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