A Amazon anunciou na quinta-feira (15) um fundo de risco de US$ 250 milhões para investir em startups e empreendedores indianos com foco na digitalização de pequenas e médias empresas (PMEs) no principal mercado externo.
O anúncio ocorre em um momento em que o grupo americano de comércio eletrônico, que já investiu mais de US$ 6,5 bilhões em seus negócios na Índia, enfrenta o calor dos órgãos governamentais e das pequenas e médias empresas que pretende servir.
Por meio do novo fundo de risco, chamado Amazon Smbhav Venture Fund, a Amazon disse que deseja investir em startups que se concentrem em ajudar pequenas empresas a se tornarem online, venderem online, automatizarem e digitalizar suas operações e expandir para clientes em todo o mundo. A empresa não compartilhou o ciclo de vida do fundo (ou seja, quanto tempo ele planeja levar para operar com US$ 250 milhões).
“As pequenas e médias empresas são o motor e a força vital das economias”, disse Andy Jassy, novo CEO da Amazon em um evento virtual na quinta-feira. “Somos apaixonados por acelerar PMEs.”
A Amazon disse que liderou uma rodada de investimentos de US$ 10 milhões na M1xchange, uma startup sediada em Gurgaon há três anos que opera uma troca de mercado de desconto em faturas para pequenas e médias empresas. A M1xchange conecta pequenas empresas com bancos e financiadores por meio da troca de mercado.
Áreas de investimento da Amazon
Agricultura e saúde são duas áreas adicionais nas quais a Amazon está se concentrando com seu novo fundo de risco, mas disse que está aberta para olhar para startups de tecnologia de outros setores se seu trabalho se cruzar com pequenas e médias empresas.
No setor de agrotecnologia, a Amazon está procurando investir em startups indianas que estão usando tecnologia para tornar os insumos agrícolas mais acessíveis aos agricultores, fornecer crédito e seguro aos agricultores, reduzir o desperdício de alimentos e melhorar a qualidade dos produtos aos consumidores.
No setor de saúde, a varejista norte-americana disse que vai investir em startups que estão permitindo que os provedores de saúde aproveitem as recomendações de telemedicina, e-diagnóstico e tratamento com base em IA.
O anúncio foi feito no evento anual de quatro dias da Amazon, chamado Smbhav (que significa “possível” em hindi), que se concentra em pequenas e médias empresas com base na Índia. No evento virtual, a Amazon também revelou o “Spotlight North East”, uma iniciativa para colocar online 50.000 artesãos, tecelões e pequenas empresas dos oito estados da região Nordeste da Índia até 2025 e para aumentar as exportações de commodities essenciais como chá, especiarias e mel da região.
Protestos contra a gigante varejista
Não muito longe do primeiro evento de Smbhav no ano passado, que contou com a presença do presidente-executivo e fundador da Amazon, Jeff Bezos, dezenas de milhares de manifestantes marcharam nas ruas e expressaram suas preocupações sobre o que alegaram ser práticas injustas empregadas pela Amazon para esmagá-los.
Um protesto semelhante foi observado na semana passada, onde os comerciantes pediram a intervenção do governo em um evento que chamaram de Asmbhav (Hindi para “impossível”). É um desafio constante para a Amazon, que há muito luta para ficar fora da polêmica na Índia.
Um influente grupo de comerciantes da Índia, que representa dezenas de milhões de varejistas de tijolo e argamassa, chamou Nova Delhi para proibir a Amazon no país em fevereiro deste ano, após um relatório alegar que o grupo americano de comércio eletrônico havia dado tratamento preferencial a um pequeno grupo de vendedores na Índia, deturpou publicamente seus laços com esses vendedores e os usou para contornar as regras de investimento estrangeiro no país.
A Confederação de Todos os Comerciantes da Índia (CAIT) “exigiu” ação séria do governo indiano contra a Amazon após revelações feitas em uma matéria da Reuters. “Por anos, o CAIT tem afirmado que a Amazon tem contornado as leis de IED [Investimento Estrangeiro Direto] da Índia para conduzir o comércio injusto e antiético”, disse o documento.
Vários gigantes internacionais de tecnologia, incluindo Google, Facebook e Microsoft, investiram em startups indianas nos últimos anos. A Amazon também apoiou várias empresas, incluindo a startup Shuttl e a marca de consumo MyGlamm. No mês passado, adquiriu a startup de varejo Perpule por cerca de US$ 20 milhões.
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Fonte: TechCrunch