A Ant Financial, afiliada da gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba, começará a permitir que fornecedores terceirizados ofereçam serviços como entrega de alimentos e reservas de hotéis em sua plataforma de pagamento móvel Alipay, em uma expansão além do foco em serviços financeiros.
A Alipay informou que planeja ajudar 40 milhões de fornecedores a digitalizar seus serviços nos próximos três anos, permitindo que eles abram miniprogramas na Alipay. Isso, por sua vez, permitirá que os fornecedores explorem sua base de 900 milhões de usuários na China.
A Alipay tradicionalmente concorre com o WeChat da Tencent Holding na China por pagamentos móveis e serviços financeiros, com os usuários usando os dois aplicativos diariamente para tarefas como pagar contas, comprar compras ou reservar táxis.
Mas a Alipay informou na semana passada que planeja começar a permitir que fornecedores terceirizados que ofereçam serviços como varejo, alimentos e assistência médica em sua plataforma, se mudem para um domínio que os analistas dizem que o colocará mais firmemente contra o “superaplicativo”.
“A criação de uma plataforma de estilo de vida digital completa não apenas cria imenso valor para nossos usuários, mas também desempenha um papel essencial na aceleração da transformação digital do setor de serviços e no desbloqueio de mais oportunidades de crescimento”, afirmou o CEO da Ant Financial, Simon Hu, que foi nomeado para liderar a empresa em dezembro, afirmou em comunicado.
Oferta de serviços
A Meituan, atualmente a terceira empresa de internet mais valiosa da China em captura de mercado, oferece serviços que variam de entrega sob demanda de alimentos, bilheteria de filmes a reservas de hotéis e viagens em sua plataforma.
A Alipay disse que, durante o surto de coronavírus na China, introduziu um esquema de incentivo para incentivar os desenvolvedores a criar miniprogramas para alguns fornecedores, resultando na criação de 181 miniprogramas durante a semana.
Um dos fornecedores que lançou serviços de entrega na Alipay durante esse período foi a startup de supermercados Meicai, com sede em Pequim, que conecta agricultores com consumidores e restaurantes. Meicai compete diretamente com Meituan Maicai, também um aplicativo de entrega de compras.
Ant também está avançando com planos de expansão fora de seu território, na China, para compensar o crescimento morno. Nos últimos meses, solicitou uma licença bancária digital em Cingapura e investiu em negócios semelhantes no sudeste da Ásia e na Europa.
Leia também: Dono do Alibaba anuncia doação de 500 mil testes de coronavírus para os EUA