Alibaba está tornando seu sistema em nuvem compatível com múltiplos tipos de chip
A unidade de computação em nuvem da Alibaba está tornando seu sistema operacional Apsara compatível com processadores baseados em Arm, x86, RISC-V, entre outras arquiteturas, anunciou a empresa em uma conferência na sexta-feira (28).
O Alibaba Cloud é um dos negócios de crescimento mais rápido para o gigante do comércio eletrônico chinês e o quarto maior serviço de nuvem pública do mundo no segundo semestre de 2020, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado IDC.
O mercado global de chips tem sido dominado principalmente pelo x86 da Intel em computação pessoal e pelo Arm para dispositivos móveis. Mas o RISC-V, uma arquitetura de chip de código aberto que compete com as tecnologias da Arm, está ganhando popularidade em todo o mundo, especialmente entre os desenvolvedores chineses. Iniciado por acadêmicos da Universidade da Califórnia, Berkeley, o RISC-V está aberto a todos para uso sem licenciamento ou taxas de patente e geralmente não está sujeito aos controles de exportação da América.