Logo E-Commerce Brasil

Alibaba e Samsung disputam compra da Via Varejo, diz jornal

O mercado oriental está de olho na Via Varejo, companhia do Grupo Pão de Açúcar que controla, entre outras lojas, as Casas Bahia e o Ponto Frio. De acordo com apuração do Broadcast, braço do Estadão, as empresas e-commerce Alibaba e Suning, além da gigante Samsung, teriam mostrado interesse em adquirir a marca.

Segundo o veículo de informação, alguns grupos pretendem negociar a Via Varejo de maneira exclusiva – embora, de acordo com fontes, nenhuma oferta tenha sido oficializada. Os valores da transação também não estariam definido.

A chilena Falabella, a brasileira B2W (mais especificamente uma de suas marcas, as Lojas Americanas) e a sul-africana Steinhoff também teriam demonstrado interesse, diz o Broadcast.

Na opinião de pessoas ligadas à possível venda, seria bastante difícil para o Grupo Pão de Açúcar alcançar os patamares de 2013, quando as ações foram inicialmente ofertadas ao mercado. Hoje, o GPA detém 43,3% da Via Varejo, algo próximo a R$ 1,65 bilhão.

Segundo analistas, a expectativa é de que a venda seja concretizada com um prêmio em relação ao valor atual, beneficiando minoritários, dada a cláusula de 100% de tag along, que permite que eles vendam seus papéis nas mesmas condições.

Procurados pela reportagem do Estadão, GPA, Lojas Americanas e Samsung não comentaram. Alibaba, Samsung e demais apontadas como interessadas não responderam até o fechamento da edição.