A Adtail, agência de marketing digital especializada em performance e inteligência de dados, vem reformulando algumas de suas áreas com foco em estreitar o relacionamento com clientes e colaboradores, além de construir uma cultura forte, embasada na colaboração e na transparência. Para isso, reestruturou a área de gestão de pessoas. Além da mudança de nome para Pessoas & Cultura (P&C), a empresa também investiu na ampliação e na profissionalização do time, que triplicou no último ano.
“A Adtail é feita para pessoas e por pessoas. Queremos reforçar esse posicionamento e atrelar o propósito de cada integrante do time com o da companhia, o que só é possível por meio de uma cultura forte e compartilhada. Essa transformação na área de P&C chega em um momento no qual o mercado também demanda uma atenção maior às equipes internas. Hoje a oferta de experiências únicas para os clientes, com entrega de produtos e serviços de ponta só é possível quando há por trás uma equipe coesa, integrada e engajada”, explica Carolina Cubas, gerente de Pessoas & Cultura na Adtail.
De acordo com a executiva, o grande objetivo da mudança é apresentar para os colaboradores, novos talentos, parceiros e fornecedores, o que efetivamente está no core da empresa: o desenvolvimento humano. Essa é uma demanda do mercado que há alguns anos vem trabalhando na mudança de visão da antiga área de Recursos Humanos. O RH tradicional, com seu papel mais estratégico e voltado para os resultados da organização, se transforma na área de Pessoas e Cultura com o objetivo de trabalhar as pessoas de forma mais direta e humanizar as relações dentro da empresa.
“Hoje os profissionais buscam ambientes de trabalho que tragam felicidade e realização. Não basta mais um bom salário ou uma construção de carreira efetiva. É preciso estar alinhado com propósito, com aquilo que é importante para os colaboradores. Por isso, a área vai transformar em ações conceitos que fazem parte do DNA da Adtail, enxergando cada profissional em sua integridade. São iniciativas voltadas à saúde mental do time, à formação pessoal e profissional, à diversidade e à inclusão, fortalecendo a cultura e compartilhando propósito”, afirma.
Estudo realizado pela Universidade da Califórnia identificou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. Além disso, ele acaba motivado a atender melhor o cliente, evitar acidentes no trabalho e reduzir desperdícios. Não à toa, segundo pesquisa “O da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), organizações que apresentam a área de gestão de pessoas bem estruturada enfrentam índices menores de turnover, contam com uma gestão de cargos e salários mais eficientes e possuem uma visão mais completa do negócio, o que auxilia na tomada de decisões.
Para reforçar a transformação na gestão de pessoas, a empresa fez novas contratações para a área, triplicando o tamanho da equipe para Atração de Pessoas, Desenvolvimento e Retenção de Talentos e outras práticas. Apoiada pela comunicação, com uma rotina de encontros e reuniões, P&C conseguiu gerar uma maior integração entre as áreas. “Ganhamos mais corpo e amplitude para aplicar mais ações em outras esferas”, diz Carolina.
Entre as iniciativas que ganham destaque está o Projeto Plural. Criado em 2020, é formado por quatro comitês: o Empodera para falar de empoderamento feminino; o Ubuntu, sobre pautas étnicas e raciais; e LGBTQI+ Squad, para discutir orientações sexuais e identidade de gênero; o NossoEco, para ações e reflexões sobre meio ambiente; e o Bem Me Quer, de saúde e acessibilidade. Em cada um deles, os colaboradores podem se inscrever para criar ações relacionadas aos temas junto à área de P&C. “Vamos reforçar nosso foco no incentivo à conscientização sobre responsabilidade social, criando espaços para aprendizados sobre assuntos tão relevantes para a sociedade e para o mercado”, conta a gerente.
Ainda este ano, a agência vai lançar uma plataforma de gestão de aprendizagem para treinamentos próprios, a Adtail Academy, para garantir atualização de conceitos técnicos, ferramentas e desenvolver novas habilidades de seus profissionais. Ao investir em treinamentos para os próprios funcionários, a empresa aumenta a produtividade e os níveis de satisfação profissional no ambiente de trabalho. De acordo com a 5ª Pesquisa Nacional de Práticas e Resultados da Educação Corporativa – elaborada de três em três anos pela Fundação Instituto de Administração (FIA) –, divulgada em março deste ano, 80% dos respondentes consideram que os programas educacionais são uma importante ferramenta para o autodesenvolvimento e para a promoção da saúde e bem-estar. “Entendemos que essa é mais uma forma de investimento para, não só desenvolver nossos talentos internamente, mas também proporcionar mais uma ferramenta de integração e busca de propósito para todos os nossos colaboradores”, finaliza Carolina.
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