Logo E-Commerce Brasil

64% dos internautas brasileiros preferem comprar online

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O Brasil é o país no qual os internautas passam mais tempo na internet. O fato foi encontrado em uma pesquisa feita pela consultoria A.T. Kearney, que entrevistou 10.000 pessoas conectadas em dez países.

Entre os mil entrevistados no Brasil, 51% afirmaram que passam o dia todo conectados. No restante, 20% responderam que consultam a internet de hora em hora e 24% olham de duas a quatro vezes por dia. Por último, apenas 5% entram apenas umas vez por dia ou menos.

Com isso, o Brasil é o país com maior porcentagem de pessoas respondendo que passam o dia todo conectadas. Em seguida vem a Nigéria, com 37% respondendo que passam o dia todo conectados, e África do Sul, com 35%.

A consultoria explica os altos números para esses países por serem populações jovens, além de ter alta taxa de penetração de smartphones.

No mundo todo, as redes sociais predominam entre as atividades. O Brasil, no entanto, é o que tem maior taxa de uso de redes sociais. Mais da metade dos brasileiros (58%) afirmou que a principal atividade online é em redes sociais.

Depois disso vem entretenimento online (com 25%), compras (com 9%) e serviços bancários (com 5%).

Compras online

A pesquisa também analisou a abertura dos entrevistados a compras online. Entre os brasileiros, 64% afirmaram que preferem comprar online do que em lojas físicas. O número é acima da média global, que ficou em 54%.

O país com mais compradores que preferem o meio virtual é a China, com 84% da população preferindo as lojas virtuais. A África do Sul, por outro lado, é o país com mais consumidores que preferem comprar em lojas físicas, com apenas 31% dos internautas optando por uma loja virtual.

Fonte: Exame