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5 dicas de UX Design para um comércio eletrônico de sucesso

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Na certa você já deve ter ouvido falar sobre o UX Design, ou User Experience. O termo, que refere-se à experiência do usuário antes, durante e depois de interagir com um produto ou serviço, tem ganhado cada vez mais destaque quando falamos sobre o desenvolvimento de e-commerce ou aplicativos.

Isso porque, proporcionar uma boa experiência para o usuário pode fidelizá-lo como cliente do seu negócio. Assim, se aplicados de maneira correta, os conceitos de UX Design, certamente trarão resultados positivos para o seu comércio eletrônico.

O time de Design da WEBJUMP preparou 5 dicas de UX Design para que o seu negócio virtual seja um sucesso. Confira:

1) Ouça o que seu usuário tem a dizer

Já falamos aqui que o UX Design faz uso de pesquisas e entrevistas com usuários reais antes mesmo de desenvolver um projeto, se lembra?! Conhecer as necessidades do seu usuários e a opinião dele a respeito do seu produto/serviço não só ajudará você a desenvolver algo que atenda àquilo que seu cliente precisa, como também irá cativá-lo, e muito provavelmente, fidelizá-lo.

2) Menos é mais

Deixe as “firulas” de lado e aposte em algo que seja simples e claro.

De acordo com o Google, o tempo ideal de carregamento de uma página é de 0,5 a 2 segundos. Entretanto, se o seu e-commerce conta com inúmeras informações, como script para acompanhar o Google Analytics, outro para banners, outro para promoções, outro para capturar e-mails — e aí por diante —, seu comércio eletrônico irá demorar muito mais que 2 segundos para carregar a página toda.

E se isso acontece, seu potencial cliente pula pra próxima página que oferecer o mesmo serviço/produto — e que tenha um site mais ágil.

3) Simplifique as coisas para seu usuário

Invista em acessibilidade e usabilidade. É importante que o layout do site ou aplicativo siga um padrão e tenha coerência, isto é, com links com as mesmas cores, textos em tamanhos e cores legíveis, botões em um bom tamanho, tanto para o clique quanto o toque, no caso de aparelhos mobiles, etc.

4) Já ouviu falar sobre design responsivo?

Com pessoas utilizando tablets, notebooks e smartphones — nos mais diversos tamanhos — para acessar sites e aplicativos, hoje é inadequado criar algo que não atenda esses diferentes formatos.

É aí que entra em cena o design responsivo, uma técnica de estruturação de layout que permite que o site se adapte, de acordo com a resolução de cada dispositivo. Os conceitos de UX são utilizados de modo a modificar a tela para que cada usuário de cada dispositivo encontre a informação que busca.

5) Não fique no achismo, faça testes

Criando um protótipo do site ou aplicativo com telas em JPG e testando com no mínimo 5 usuários, é possível fazer testes de usabilidade antes mesmo de passar o layout para os desenvolvedores.

Se o site já está criado, testes A/B podem ser uma boa solução para resolver questionamentos como “azul ou vermelho? Qual cor vai performar melhor nas vendas?”

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