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Você está produzindo o conteúdo do seu site por IA? Saiba o que o Google tem a dizer!

Por: Lucas Maranho

Fundador e CEO da liveSEO

Fundador da liveSEO, agência com foco em SEO que atende e já atendeu e-commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos. Atualmente, a marca já executou mais de 300 projetos de SEO e se destaca entre as principais agências de SEO do Brasil.

A inteligência artificial (IA) vem chamando cada vez mais atenção quando o assunto é a produção de conteúdo online. Com avanços significativos na área de processamento de linguagem natural, as ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais robustas e capazes de gerar textos que se assemelham a conteúdos escritos por seres humanos.

Neste artigo, vamos conhecer mais da opinião do Google sobre o uso de IA na produção de conteúdo e entender como essa tendência pode afetar o seu site – seja de maneira positiva ou negativa.

Impacto da IA na produção de conteúdo

Não podemos negar que ferramentas como ChatGPT, Jasper, Dall-e2 têm sido uma “mão na roda” quando falamos de apoio na produção de conteúdo – principalmente para quem trabalha com altas demandas. Mas antes de falar como são aplicadas a geração de novos textos e conteúdos, vamos entender o que são de fato?

Simplificando o conceito de inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial (IA) é uma área da tecnologia que se concentra em criar sistemas de computador capazes de aprender e tomar decisões como seres humanos. Esses sistemas podem analisar informações, identificar padrões e tomar ações com base nesse conhecimento. Na produção de conteúdo, a IA é usada para criar automaticamente textos e artigos, economizando tempo e recursos. Embora a IA tenha suas habilidades, ainda precisa ser combinada com a experiência humana para garantir que o conteúdo gerado seja de alta qualidade e relevante para as pessoas.

Por isso, surgem questionamentos como:

– Qual a opinião do Google a respeito dos conteúdos gerados por IA?

– Ele pode identificar esses conteúdos?

– Eles podem ser penalizados?

Pois, adivinhe só? Depende!

Como dito anteriormente, elas contêm, sim, muitas habilidades, mas precisam ser combinadas com a experiência humana. Por isso, o mais indicado é utilizar essas ferramentas como apoio, e não para substituição das tarefas de um redator SEO ou criador de conteúdo. Apesar das constantes atualizações de algoritmo e de treinamentos de sua linguagem neural, existem limitações e dores que elas não serão capazes de transmitir.

Existem diversos benefícios no uso de IAs na produção de conteúdo, como:

– Produção de conteúdo em larga escala;

– Economia de tempo e recursos;

– Garantia de consistência e padrão;

– Fomento à criatividade.

A posição do Google sobre o uso de IA na produção de conteúdo

Como garantir a qualidade do conteúdo?

O Google tem diretrizes claras para garantir a qualidade do conteúdo gerado por IA. Embora o buscador reconheça o valor e o potencial da IA na produção de conteúdo, também está comprometido em fornecer resultados de busca relevantes e confiáveis aos usuários. Portanto, o Google estabelece algumas diretrizes. São elas:

Conteúdos úteis e que demonstram EEAT

Diante dessa posição, é importante entender que as diretrizes do Google se norteiam em conteúdos úteis e que demonstram EEAT, ou seja, experiência, expertise, autoridade e confiança.

Lembrando que as boas práticas de melhora do EEAT, visando garantir uma experiência mais rica e intuitiva durante a navegação, incluem:

Como nesse caso estamos falando de inteligências artificiais, é importante trabalhar com prompts que guiem a produção de um conteúdo com foco no usuário, e não nos mecanismos de busca, ou seja, com a utilização de práticas fraudulentas… O que nos leva ao próximo tópico!

Nada de Black Hat!

Muitas IAs não compreendem como o Google está cada vez mais inteligente e capaz de identificar práticas fraudulentas, conteúdos redundantes, com informações falsas e/ou que não agregam valor ao usuário, buscando apenas posicionar nos mecanismos de busca utilizando técnicas como a de keyword stuffing e mais.

Desafios e limitações da inteligência artificial

Apesar da capacidade que essas ferramentas possuem, algumas skills ainda são insubstituíveis, por isso, é importante haver um “toque humano” no conteúdo. Afinal, a humanização pode fazer total diferença no momento de identificação do usuário com um conteúdo.

Criatividade e originalidade: embora a IA possa gerar conteúdo de forma automatizada, ela ainda tem dificuldade em demonstrar verdadeira criatividade e originalidade, muitas vezes sendo redundante e repetitiva. A capacidade de criar ideias únicas e um pensamento criativo continua sendo um domínio exclusivo dos seres humanos.

Compreensão de contexto: a IA muitas vezes encontra dificuldades em compreender o contexto completo de uma situação ou captar nuances sutis. Ela pode ter dificuldade em entender trocadilhos, humor, metáforas ou referências culturais complexas, o que pode levar a resultados inadequados ou confusos.

Julgamento ético e tom de voz apropriado: a IA pode ter dificuldade em fazer julgamentos éticos complexos e determinar o tom de voz adequado para diferentes situações. E mesmo que você descreva sua persona para ela, muitas vezes ainda não conseguirá atingir a verdadeira dor de seu usuário e saná-la.

Responsabilidade humana no conteúdo gerado por IA

Depois de entender um pouco mais a respeito dos benefícios e das limitações das inteligências artificiais na produção de conteúdo, é preciso compreender nosso papel, como profissionais de marketing.

É muito importante ser ético e fazer nossa parte, principalmente no monitoramento e na garantia de qualidade. Por isso, faça revisões, certifique-se das fontes e garanta que toda informação esteja nos padrões corretos.

A produção de conteúdo por meio da IA já é uma realidade. Ao entender a perspectiva do Google sobre o assunto, podemos tomar decisões e traçar estratégias mais assertivas e seguras. No entanto, lembre-se: é essencial encontrar um equilíbrio entre a capacidade da IA e a qualidade do conteúdo gerado, garantindo uma experiência valiosa para os usuários.