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Vendendo nos Marketplaces – Parte I: Desmistificando o Alto Custo

Por: Bruno Gontijo

Engenheiro Mecatrônico, pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC e Gestão Comercial pela FGV. Sócio da Onicanal, com 16 anos de experiência em e-commerce como CEO da Ferramix.

Qual o custo para se anunciar em um Marketplace?

Todos os Marketplaces do Brasil, operam basicamente do mesmo modo. Não há custo para cadastro da empresa, nem para anunciar os produtos. É cobrado uma comissão a venda, que varia de acordo com o tipo de produto cadastrado, mas em geral é em torno de 16% do valor total da venda.

Este valor, a princípio, assusta grande parte dos varejistas, e muitos deles nem chegam a analisar a viabilidade de vender nos Marketplaces. É preciso estudar com cuidado este número. Nesta comissão estão inclusos basicamente dois custos: o custo de pagamento e o custo de divulgação.

O custo de pagamento

Primeiramente é necessário levantar qual seria custo de pagamento se o cliente comprasse diretamente em sua loja. Basicamente, temos duas principais formas de efetuar a cobrança nas lojas virtuais: cartão e boleto. O valor cobrado pelas operadoras de cartão/gateways de pagamento, varia bastante, sendo que ainda é possível negociar melhores taxas em função do volume de vendas e recursos utilizados. Uma boa forma de estimar qual o custo pago de cartão por uma loja, é verificando qual o desconto é dado quando o pagamento é feito por boleto/depósito.

Boa parte das lojas dão como desconto para pagamento a vista, o valor da taxa que seria gasto em um eventual pagamento por cartão. Normalmente encontramos descontos que variam entre 5 a 10%, chegando, em alguns casos, a até R$ 15% do valor dos produtos. Pelo que tenho pesquisado e negociado, uma taxa média de cartão seria em torno de 8% do valor da compra, se considerarmos os mesmos recursos oferecidos pelos Marketplaces, que são: antecipação do recebimento, cobertura de chargeback e possibilidade de dividir em até 6 vezes sem juros.

O custo de Publicidade

Vamos agora realizar uma simulação e estimar qual seria o investimento para se efetuar uma venda, anunciando pelo Google, que hoje é o maior canal de divulgação para as lojas virtuais. Consideraremos os seguintes valores:

– Valor do produto: R$ 100,00

– Custo por clique (CPC): R$ 0,15

– Taxa de Conversão (TC): 1,5%

– Taxa de efetivação (TE): 80%.

O CPC é valor cobrado pelo Google para cada clique que é dado em um anuncio. A taxa de conversão é a quantidade de vendas realizas para cada 100 cliques. A taxa de efetivação se refere a quantidade de pagamentos efetivados em função do total de pedidos do site. É preciso deixar claro que estes parâmetros variam de loja para loja, de produto, para produto. Utilizei aqui valores conservadores, um CPC baixo, e uma taxa de conversão e efetivação relativamente altas. Utilizando como base os parâmetros acima, temos que, para se efetuar uma venda de um produto de R$ 100,00 pelo site, investe-se em mídia o valor de R$ 8,00, equivalente a 8% do valor da venda do produto.

O frete

É preciso ficar atento aqui, pois o valor do frete pode inviabilizar a venda de muitos produtos no Marketplaces. O valor da comissão cobrada é calculada sobre o valor do total do pedido, e não somente sobre o valor dos produtos. Ou seja, você pagará também a comissão em cima do valor do frete. Dependendo do percentual do valor do frete sobre o valor total da venda, muitos produtos deixam de ser atrativos para ser comercializados em um Marketplace já que a comissão pode chegar, por exemplo, a 32% do valor do produto, no caso do valor do frete ser o mesmo do valor do produto.

Conclusão

Utilizando como base as simulações acima, fica claro que, a taxa cobrada para anunciar em um Marketplace é próxima ao valor que seria gasto para efetuar a venda pelo site. Claro, estes valores variam de acordo com o seu negócio e do produto anunciado. É recomendável que se faça esta conta, produto por produto, para decidir quais produtos de sua empresa são financeiramente viáveis de serem anunciados nos Marketplace.