Afinal, o que é omnichannel?
De maneira resumida, o omnichannel visa integrar diferentes canais de venda e de atendimento de maneira inteligente, dinâmica e capaz de proporcionar a melhor experiência de consumo. Ou seja, lojas físicas e virtuais não são mais tratadas como canais distintos ou concorrentes. Na realidade, eles se complementam em todos os eixos para oferecer possibilidades mais amplas para os clientes. Para que você possa compreender como isso funciona na prática, confira o exemplo abaixo: Um usuário acessa o seu e-commerce durante o período de vendas de Natal. A partir daí, ele identifica um produto que deseja adquirir e o coloca no carrinho. O cliente finaliza a compra e escolhe como forma de entrega a “Retirada em Loja”. No e-commerce já estará disponível endereço e horários de funcionamento, facilitando a programação do consumidor para retirar o seu produto na unidade física. Esse cenário só é possível por conta da aplicação do conceito de omnichannel. Com isso, a loja garante que o cliente tenha a opção de viver uma experiência de consumo eficiente e completa, proporcionando mais agilidade na hora de fechar a venda. E esse é apenas um exemplo para que você possa ter uma ideia do potencial desse conceito durante suas vendas de Natal.Expectativas de vendas de Natal para 2021
A importância de aplicar o omnichannel no seu e-commerce será ainda mais intensificada para as vendas de Natal de 2021, principalmente se levarmos em conta as expectativas do mercado para a fase final do ano. Segundo cálculos realizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a ocasião deve receber um aumento de 4,3% nas vendas em relação ao mesmo período de 2020. Ou seja, estamos falando de uma movimentação de R$ 34,3 bilhões em consumo durante as vendas de Natal. Com números tão expressivos, que contemplam tanto o comércio eletrônico quanto as lojas físicas, fica fácil entender porque essa integração é tão importante. Por isso, no próximo tópico, vou compartilhar diversas dicas para que você possa preparar a sua loja para um Natal Omnichannel.5 dicas para as vendas de Natal omnichannel
-
Conheça as características do seu consumidor
-
Tenha um e-commerce totalmente otimizado
-
Organize o seu SEO para as vendas de Natal
-
Deixe seu estoque sincronizado
-
Aposte no QR Code