Logo E-Commerce Brasil

Vamos falar sobre o que é empreender no mundo digital

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

Sair da zona de conforto e iniciar os desafios necessários para atingir seus objetivos sempre representará o início do caminho para quem tem sucesso.

Começar certo é metade da batalha ganha. Começar pode parecer como travar uma guerra, às vezes. Você precisa de um bom plano de jogo para garantir que conquistará o mercado, munido das ferramentas de marketing certas e de um produto que ofereça diferenciação para fazer você se destacar.

O comércio eletrônico parece estar consumindo o mundo do varejo agora. Estamos vendo marcas de varejo tradicionais fechando ou indo à falência — que há 10 anos jamais esperaríamos ver desaparecer.

A tecnologia digital transformou a economia. A criação de valor para os clientes mudou do bem físico para uma economia que privilegia o serviço, a informação e a inteligência como a principal fonte de criação de valor. No centro dessa transformação da economia está o e-commerce.

Não tenha medo. Quer saber por que ter sucesso em um empreendimento é considerado um feito tão assustador pela sociedade? Embora existam obstáculos óbvios a enfrentar, um dos maiores desafios é superar o medo de entrar em um negócio, em primeiro lugar. A maioria das pessoas sonha o dia todo em lançar um negócio de sucesso, enquanto observa o tique taque do relógio em seus empregos cotidianos.

A razão pela qual elas nunca desistem da segurança do dinheiro certo na conta todos os meses, é porque estão muito assustadas com o desconhecido que vem ao iniciar um negócio. Se você quiser se separar dessa multidão, precisa aprender a administrar seus próprios medos. Não se preocupe, você não está sozinho.

Começar um negócio pode ser uma experiência de mudança de vida. Também pode parecer assustador se você nunca fez isso antes. Então você sonha acordado com isso, imaginando-se tão rico quanto Jeff Bezos, tão inovador como Sara Blakely e tão ambicioso quanto Jack Ma. No futuro você vai dominar o mundo.

Mas hoje você está um pouco nervoso sobre o que significa começar um negócio. A verdade é que precisamos do futuro agora mais do que nunca. Por isso vamos analisar as razões para começar um negócio para dar a você aquele chute no traseiro de que você precisa desesperadamente.

Construir uma empresa de grande sucesso a partir do zero não é uma tarefa fácil. Claro, nos filmes, criar uma obra prima pode parecer fácil, mas na realidade está longe disso. Todo empresário de comércio eletrônico de sucesso teve sua cota de lutas — e depois de sucesso.

“Eu gosto de usar os tempos difíceis do passado para me motivar hoje” – Dwayne “The Rock” Johnson, ator.

Se você passou por momentos difíceis, use isso como uma motivação para ser o melhor. Mesmo se você já for bem-sucedido, ainda há muito espaço. Nunca perca de vista o que você tem e pelo que está trabalhando.

Os problemas que os empreendedores enfrentam todos os dias sobrecarregariam a maioria dos gerentes.

Uma das lições mais importantes como empresário é como não glorificar, ou mesmo, divinizar outros empresários.

Mesmo que você não tenha uma incrível experiência de carreira ou educação extensiva, não pense que não pode criar um negócio de sucesso.

É vital reconhecer as nuances do e-commerce em comparação com a venda em lojas físicas. Ao projetar para o e-commerce, eu preciso pensar de ponta a ponta. Isso significa que considero o ajuste do portfólio, nossa criação de conteúdo e estratégia de mídia, bem como os fatores de execução, como cadeia de suprimentos e análises.

A economia digital representa um afastamento do modelo de negócios tradicional, de jogo de soma zero, com seu foco na criação de valor compartilhado.

O empreendedorismo está tendo um momento ‘sexy’. Estimulado pelo sucesso de jovens que abandonaram a faculdade e que começaram seus negócios, estimulados pela riqueza de apoio disponível para startups.

Para ter sucesso você precisa vender, e o marketing continua a ser peça-chave nesse processo. No centro de todo e-commerce de sucesso está uma estratégia de marketing online construída para despertar o interesse do usuário, gerar demanda e, por fim, fechar o máximo de vendas possível.

A mensagem que gostaria de deixar é busque ser a SUA melhor versão todos os dias, e #nuncaparedevender. Afinal, somos todos vendedores.