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Vá além da gestão de preço com a precificação: tenha insights de mercado

Por: Jefferson Costa

Formado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Engenharia de Marketing. É gerente de Market Intelligence na Admatic e na Sieve, que fazem parte da B2W Services, grupo de empresas "best in class" em soluções de tecnologia e logística.

Precificação dinâmica e precificação inteligente são mecanismos que ajudam muito na hora de automatizar a gestão de preço dos produtos de um e-commerce. Softwares que permitem estas formas de precificação são capazes de criar regras que aprimoram a administração de estratégias de venda com base no comportamento do mercado.

Ferramentas de automatização ajudam na hora de gerir essa programação com base no mercado, criando lógicas interessantes para a empresa sempre se destacar das concorrentes. Mas, a verdade é que algumas delas acabam indo um pouco além disso.

Dependendo da base de dados que a ferramenta pode gerar e de como ela atua para esses dados interagirem entre si, será possível mostrar muito mais ao gestor que somente a automatização de preços e, assim, oferecer alguns insights preciosos sobre o mercado de atuação do e-commerce.

Ferramentas mais robustas podem ofertar uma base a ser interpretada sobre o comportamento da concorrência, tendências de mercado, sazonalidade do produto e, claro, o gestor poderá emitir relatórios e cruzá-los com informações sobre a economia do país ou pesquisas que tragam dados sobre o segmento como um todo. Isso ajuda a entender mais profundamente o que está acontecendo naquele setor, como ele vem sendo impactado positiva ou negativamente e que estratégias podem ser usadas para o gestor surfar numa “onda boa” que identificou.

São justamente estes insights de mercado que fazem toda a diferença na vida no gestor, porque, com a precificação feita dessa forma, ele poderá tanto poupar tempo útil com tarefas que podem ser automatizadas, como contar também com um processo de gestão mais profundo, visualizando dados relevantes que, inclusive, extrapolam os limites da empresa.

Isso porque é sempre mais comum o gestor lidar com os próprios dados coletados internamente e ter que fazer uma “receita de bolo” eficiente para a empresa a partir desse único ingrediente. Por isso, quando gestores podem expandir essa percepção, fica mais fácil compreender, de verdade, o que há em jogo: um concorrente forte com uma boa estratégia, efeitos de sazonalidade, novos sellers do produto e etc.

Esse gestor será capaz de entender quando realmente é preciso mudar toda a estratégia porque ela evidentemente não está funcionando muito bem ou quando as curvas indicam apenas uma fase que exigirá uma mudança temporária a ser retomada dentro de poucos dias ou meses.

Historico de precos - Sieve

Veja que na imagem acima, por exemplo, retirada da ferramenta da Sieve, o histórico de preços identificou um novo concorrente para a venda do produto que foi analisado. A loja desse gestor (em laranja) poderá começar a entender quem é esse concorrente (em preto) e como ele se posiciona no mercado – este, no caso, com uma oferta de preço superior àquela praticada pela empresa que utiliza essa ferramenta de análise.

Historico de precos - Sieve2

Nesta outra imagem, da mesma ferramenta, porém com produtos e concorrentes diferentes, a ruptura apresentada pelo concorrente em roxo aponta que ele estava sem o produto no estoque durante aquele período. Conforme a empresa achar válido, ela poderá criar estratégias para seu produto baseadas justamente nesses insights de mercado e absorver a demanda que não será atendida pelo concorrente que não tem o produto.

Contar com ferramentas desse tipo ajuda porque elas atuam para que o gestor possa se antecipar sempre, sem perder tempo com a parte operacional e podendo se focar 100% na gestão. Esse gestor tende a sair à frente da concorrência e conseguirá manter sua margem de lucro sempre ativa, porém acompanhando todas as altas e baixas do mercado: reduzindo preços quando essa for a necessidade para bater a concorrência ou tendo uma margem maior quando o mercado estiver propício a pagar mais caro pelo produto.

São estes insights, afinal, que fazem a diferença na vida de qualquer gestor e que ajudam o negócio a crescer a partir de estratégias, não às cegas, mas com alguma previsibilidade, de forma que elas tenham tudo para serem vencedoras.