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Tendências no e-commerce: a importância da inovação

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

O futuro do comércio eletrônico será dominado pela experiência do cliente. A personalização terá um papel fundamental em termos de incentivar as pessoas a se tornarem clientes fiéis. O uso da personalização para atingir o público em qualquer dispositivo cria vários pontos de contato e uma experiência do cliente mais uniforme.

O comércio eletrônico é a cereja do bolo do varejo. Ele evoluiu para criar uma experiência de compra ininterrupta, atendendo às novas necessidades dos consumidores em qualquer lugar e a qualquer momento.

Se você ainda está em dúvida sobre a adoção do comércio eletrônico, confira as tendências inovadoras que virão. Uma coisa é certa: adotando-as no seu negócio, cas chances de sucesso serão muito maiores!

Tendências inovadoras de comércio eletrônico 

1 – Compras mobile

Para uma pessoa que compra online, o smartphone é seu consultor e assistente. Para os varejistas, isso significa grandes oportunidades para estar lá e ser útil nos micro-momentos dos compradores.

2 – Voice commerce

A tecnologia de voz pode proporcionar aos consumidores uma maneira divertida e rápida de adquirir mercadorias.

Um passo à frente dos famosos chatbots, o voice commerce é uma tecnologia que faz uso da voz como parte essencial para o processo de compra realizada online. Ele engloba desde pesquisas iniciais em busca de determinado produto ou serviço até a finalização da compra.

3 – Ascensão da inteligência artificial

Os varejistas devem definir novos caminhos para oferecer uma experiência mais personalizada ao cliente.

O investimento em ferramentas de IA ajudará a melhorar os serviços a serem ofertados aos clientes, dando-lhes uma vantagem competitiva aos varejistas. Essas ferramentas incluem chatbots que envolvem clientes e respondem a qualquer pergunta instantaneamente; e plataformas de marketing automatizadas, equipadas para gerar ofertas oportunas. Esteja atento também à previsão de demanda e preços e descontos otimizados para IA.

4 – Os compradores estão ficando cada vez mais verdes

Não se trata mais de um pequeno grupo de ativistas e apoiadores. Hoje, o conjunto de clientes preocupados com o meio ambiente cresce a cada ano, principalmente na geração do milênio.

As empresas que se comprometem a trabalhar de maneira social e ambientalmente amigável são tão atraentes para a geração do milênio que justificam um gasto muito maior.

5 – A personalização é rainha

A experiência de compra online personalizada é essencial para manter seus clientes satisfeitos. Recomendações ruins de produtos podem fazer com que os compradores online evitem completamente determinadas lojas.

À medida em que o comércio social continua a crescer, os consumidores querem ver mensagens direcionadas que atendam às suas necessidades. Também vemos um aumento de opções como o Buy Online Pick Up In-Store (BOPIS).

6 – Realidade aumentada

A Realidade Aumentada (AR) é um divisor de águas, pois proporciona ao cliente uma experiência de compra imersiva. Ela permite ao consumidor escolher um produto em uma loja virtual, com a sensação de fazer compras em uma loja física — mas no conforto da sua casa.

7 – A mídia social evolui

Os canais de mídia social se tornaram dominantes, mini-mecanismos de pesquisa. Muitas plataformas apresentam links incorporados integrados, o que facilita a venda das lojas de e-commerce por meio de suas páginas de mídia social. As mídias sociais desempenham um papel crucial no aumento da compra por impulso via publicidade online.

Esteja atento a essas tendências de comércio eletrônico, pois elas redefinirão as compras online — proporcionarão uma experiência fantástica para compradores e vendedores. É hora de aumentar o encantamento com soluções exclusivas, inovadoras e atraentes, adaptadas às experiências de seus clientes.