Tendências no e-commerce: a importância da inovação

por Josele Delazeri de Oliveira Quinta-feira, 02 de julho de 2020   Tempo de leitura: 3 minutos

O futuro do comércio eletrônico será dominado pela experiência do cliente. A personalização terá um papel fundamental em termos de incentivar as pessoas a se tornarem clientes fiéis. O uso da personalização para atingir o público em qualquer dispositivo cria vários pontos de contato e uma experiência do cliente mais uniforme.

O comércio eletrônico é a cereja do bolo do varejo. Ele evoluiu para criar uma experiência de compra ininterrupta, atendendo às novas necessidades dos consumidores em qualquer lugar e a qualquer momento.

Se você ainda está em dúvida sobre a adoção do comércio eletrônico, confira as tendências inovadoras que virão. Uma coisa é certa: adotando-as no seu negócio, cas chances de sucesso serão muito maiores!

Tendências inovadoras de comércio eletrônico 

1 – Compras mobile

Para uma pessoa que compra online, o smartphone é seu consultor e assistente. Para os varejistas, isso significa grandes oportunidades para estar lá e ser útil nos micro-momentos dos compradores.

2 – Voice commerce

A tecnologia de voz pode proporcionar aos consumidores uma maneira divertida e rápida de adquirir mercadorias.

Um passo à frente dos famosos chatbots, o voice commerce é uma tecnologia que faz uso da voz como parte essencial para o processo de compra realizada online. Ele engloba desde pesquisas iniciais em busca de determinado produto ou serviço até a finalização da compra.

3 – Ascensão da inteligência artificial

Os varejistas devem definir novos caminhos para oferecer uma experiência mais personalizada ao cliente.

O investimento em ferramentas de IA ajudará a melhorar os serviços a serem ofertados aos clientes, dando-lhes uma vantagem competitiva aos varejistas. Essas ferramentas incluem chatbots que envolvem clientes e respondem a qualquer pergunta instantaneamente; e plataformas de marketing automatizadas, equipadas para gerar ofertas oportunas. Esteja atento também à previsão de demanda e preços e descontos otimizados para IA.

4 – Os compradores estão ficando cada vez mais verdes

Não se trata mais de um pequeno grupo de ativistas e apoiadores. Hoje, o conjunto de clientes preocupados com o meio ambiente cresce a cada ano, principalmente na geração do milênio.

As empresas que se comprometem a trabalhar de maneira social e ambientalmente amigável são tão atraentes para a geração do milênio que justificam um gasto muito maior.

5 – A personalização é rainha

A experiência de compra online personalizada é essencial para manter seus clientes satisfeitos. Recomendações ruins de produtos podem fazer com que os compradores online evitem completamente determinadas lojas.

À medida em que o comércio social continua a crescer, os consumidores querem ver mensagens direcionadas que atendam às suas necessidades. Também vemos um aumento de opções como o Buy Online Pick Up In-Store (BOPIS).

6 – Realidade aumentada

A Realidade Aumentada (AR) é um divisor de águas, pois proporciona ao cliente uma experiência de compra imersiva. Ela permite ao consumidor escolher um produto em uma loja virtual, com a sensação de fazer compras em uma loja física — mas no conforto da sua casa.

7 – A mídia social evolui

Os canais de mídia social se tornaram dominantes, mini-mecanismos de pesquisa. Muitas plataformas apresentam links incorporados integrados, o que facilita a venda das lojas de e-commerce por meio de suas páginas de mídia social. As mídias sociais desempenham um papel crucial no aumento da compra por impulso via publicidade online.

Esteja atento a essas tendências de comércio eletrônico, pois elas redefinirão as compras online — proporcionarão uma experiência fantástica para compradores e vendedores. É hora de aumentar o encantamento com soluções exclusivas, inovadoras e atraentes, adaptadas às experiências de seus clientes.


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