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Tendências do e-commerce: insights que você precisa saber para 2020

Por: Thiago Sarraf

É especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics, lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje, seu foco principal é a consultoria de e-commerce e cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários que desejam se aprofundar no tema.

2019 já é passado. Fizemos uma das melhores Black Fridays do Brasil, além do mercado de e-commerce continuar crescendo dois dígitos todos os anos. E e-commerce é tudo sobre mudanças, sobre atualizações e sobre acompanhar as tendências e insights.

Como consultor, já cansei de dizer às pessoas que o primeiro passo para se tornar um bom empresário ou gerente de e-commerce é estudar. Afinal, é um mercado com menos de 30 anos que se atualiza muito rapidamente. É preciso estar a par das tendências, das tecnologias e do interesse de seus consumidores. E nada disso é possível sem estudar e entender o ambiente com que você trabalha.

Tendências e insights para 2020

Não é preciso nenhum tipo de poder sobrenatural para poder fazer algumas previsões sobre o mercado de e-commerce. De novo, é tudo sobre estudar e entender o que está se popularizando.

Entender os insights e as tendências para os próximos anos é saber entender e analisar números, estudar o público e ficar a par das novas tecnologias e facilidades.

Mídias

Não é surpresa para ninguém que os investimentos de marketing estão cada vez mais direcionados para as mídias sociais e o Google Ads.

Diferentemente de 15 anos atrás, onde havia poucos lugares para investir dinheiro dentro da internet, principalmente quando falávamos de campanhas. Hoje, existem N meios de fazer investimentos em marketing digital.

Desde Google Ads, facebook e instagram Ads até as blogueiras para fazer campanha do seu produto, esses são meios muito efetivos de planejar as campanhas. É importante ficar atento a qualquer alteração.

Automatização de processos

Estamos caminhando cada vez mais para uma era de automatização de processos. Além de agilizar o trabalho, abre espaço para você investir a mão de obra humana em outros aspectos mais necessários e que ainda não foram automatizados.

Realidade Aumentada

Uma das maiores dificuldades do e-commerce é não ser capaz de tocar o produto ou ter noção das reais dimensões dele, especialmente quando falamos sobre roupas/calçados e móveis. No manequim fica lindo, mas não combinou com o seu corpo ou tom de pele. Ou então, a falta de noção de como um tipo de móvel se encaixaria na sua sala.

É ai que entra a realidade aumentada. Desde mudança de cor de paredes à arrumar os móveis desejados na sala, a realidade aumentada surge como uma solução para os consumidores em dúvida sobre a questão visual.

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Busca por voz

Fácil e simples quando você está com as mãos ocupadas, a busca por voz está se tornando tendência de pesquisas, principalmente com a onda de assistentes virtuais, como Alexa e Google Home Assistant.

Sejam pesquisas simples ou busca por preços de produtos que você ficou interessado, a busca por voz está se popularizando e vai ser uma tendência grande para o e-commerce em 2020.

Pois, uma vez que as buscas serão feitas por voz, será preciso que o Google encontre o seus produtos através das palavras por voz, ou seja, será preciso pensar nas possíveis palavras-chaves que serão utilizadas na busca, uma vez que podem ser diferentes da busca escrita.

Customização de produtos

As pessoas gostam de produtos únicos e customizados. Todos querem se sentir únicos, por isso, quem tem um e-commerce de moda é interessante começar a pensar em produtos customizados.

Além de fazer com que o consumidor sinta-se especial por ter um produto feito especialmente para ele, é um tipo de tendência a ser seguido para agradar o consumidor.

Compre aqui e retire lá

Quem não mora em prédio com portaria com certeza já passou pelo perrengue de ter que pedir ao vizinho para receber suas compras, ou então perder diversas vezes a sua encomenda porque estava no trabalho.

Opções de compra online e retirar na loja física estão ficando populares e também para retirar em locais de fácil acesso como farmácias ou supermercados.

É bom começar a se planejar também para retirada em lockers, que já estamos começando a ver aqui e ali. Em países como Japão, por exemplo, você pode retirar suas encomendas em lojas de conveniência próximas a sua residência.

Conclusão

Podíamos ficar listando diversos insights e tendências que com certeza vão desbravar caminhos em 2020, porém, é bom se preparar para as citadas acima. 

Não apenas em questão de infraestrutura, mas também em questões operacionais.

Talvez, em 2020, sejamos apresentados a novas tecnologias que podem mudar o rumo do e-commerce brasileiro. Mas, por enquanto, é importante prestar atenção nessas. E prestar atenção àquilo que o seu público está aderindo.

Uma tendência pode não ser generalizada, pode afetar mais alguns segmentos que outros, por isso, estude seu público e seu negócio antes de sair fazendo mudanças radicais.

E não esqueça que o planejamento é seu melhor amigo quando falamos de e-commerce! Boas vendas e bom ano!