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Sustentabilidade, personalização e unboxing: como eles se relacionam para proporcionar uma melhor experiência para o consumidor?

Por: Cláudio Dias

Co-founder e CEO da Magis5

Co-founder e CEO do Magis5, possui vasta experiência em varejo e <nowrap>e-commerce</nowrap>. Formado em Direito e com MBA, também tem uma formação consolidada em gestão e governança de empresas tech.

A sensação de receber um produto em casa é boa, com um unboxing experience é melhor ainda. Mesmo sem essa estratégia, muito consumidor se empolga e, impactado pela tendência lançada pelos influencers, mostra a abertura da encomenda nas redes sociais. O “recebido pago” é sinônimo de satisfação para o cliente. Por isso, alguns deles tornam o momento público.

Por que não aproveitar um comportamento natural de uma parcela dos compradores para beneficiar a marca?

Um dos marcos na jornada do cliente no e-commerce, a chegada do produto, pode ganhar outro status com o unboxing experience, principalmente se o seller unir sustentabilidade e personalização.

Como será mostrado ao longo do artigo, ambos têm grande impacto na forma como o consumidor avalia as marcas.

Ainda há um bônus neste texto, um tópico com duas ações simples no unboxing, em que ambas reforçam as razões para recompra e lembrança de marca.

O que é unboxing experience no e-commerce?

Unboxing experience no e-commerce é a experiência de desempacotar um produto comprado em lojas online. O objetivo é tornar esse momento ainda mais agradável do que já é, naturalmente, para o cliente. Afinal, o consumidor conta os dias para os produtos serem entregues. Dessa forma, além da sensação de receber algo que comprou, a entrega será avaliada com outros olhos.

As embalagens e tudo que está dentro delas incrementam a experiência do cliente. E se tem algo que eleva o valor do momento é unir sustentabilidade e personalização ao unboxing, como vamos mostrar a seguir.

Como surgiu o unboxing?

A tendência surgiu devido ao hábito dos influenciadores de desembalar os famosos recebidos. Nessa experiência de pessoas com muitos seguidores, é comum haver, além do produto principal, cartinhas personalizadas e brindes. Muitas marcas adicionam esses dois elementos para o unboxing experience. É uma forma de mostrar que o consumidor, mesmo sem fama na internet, é especial.

Embalagens sustentáveis + personalização: dupla agrega ainda mais valor ao unboxing

Para muitos clientes, a compra significa apoio às empresas. 75% das pessoas afirmam que marcas com práticas sustentáveis têm mais chance de conquistá-los, enquanto 57% deixaram de comprar de empresas que poluem o meio ambiente.

Por isso, 67% pesquisam sobre sustentabilidade antes de decidirem onde comprar. Os dados acerca de sustentabilidade e impacto na decisão de compra são da pesquisa da Opinion Box.

Outro estudo, um levantamento da Dessault Systèmes, apontou que os brasileiros estão dispostos a pagar 25,3% a mais por produtos personalizados. Apesar de não ser diretamente sobre as embalagens, indica o quanto os clientes apreciam personalização.

Como alinhar a experiência unboxing a essas tendências?

Ter um unboxing sustentável e personalizado pode ser relativamente simples, como será explicado a seguir.

Criando uma experiência sustentável

Para criar um experiência sustentável, vamos dividi-la em quatro pontos:

– Material da embalagem;

– Peça criativa;

– Destaque dos atributos da embalagem e dicas sustentáveis;

– Personalização.

Material da embalagem

De acordo com Organização das Nações Unidas (ONU), o plástico é um dos maiores problemas da atualidade. Por isso, em 2018, a ONU lançou uma série de ações para diminuir a quantidade do material no mundo. Uma previsão conhecida e preocupante é de que até 2050 os oceanos terão mais plástico do que peixes.

Ou seja, uma das primeiras ações para um unboxing sustentável deve ser a substituição dessa matéria-prima nas embalagens por alternativas aliadas do meio ambiente. Existem, até mesmo, plásticos reciclados e com decomposição mais rápida, além de menos toxicidade para os recursos naturais. O papel também é uma alternativa simples, com versões recicladas e mais sustentáveis.

Peça criativa

Uma tática menos comentada, mas que ajuda a preservar o planeta, é enviar os produtos em embalagens criativas. Dessa forma, o cliente terá mais motivos para usar no dia a dia em vez de jogar no lixo. Interrompe-se, assim, um ciclo de descarte de materiais na natureza. Ao mesmo tempo, o seller reforça a lembrança da marca, que sempre será reforçada quando o consumidor usar a peça.

Ecobags e caixas com design interessante são dois exemplos bons de como estimular o público a reaproveitar a embalagem, além de agregar o conceito de sustentabilidade ao unboxing.

A marca de carteiras sustentáveis Dobra utiliza muito bem esse recurso aliado à sustentabilidade. A embalagem na qual vem sua carteira pode se tornar um cofre para colocar moedas.

Destaque dos atributos da embalagem e dicas sustentáveis

É muito comum que produtos com embalagens sustentáveis destaquem essa característica. Afinal, é um dos atributos, como mostrado antes, que muitos consumidores procuram para decidir onde comprar.

Nos anúncios, a loja pode mencionar as práticas eco-friendlies, ou no próprio pacote, ou em algum material que vá junto com a compra. O importante é trazer essa informação.

Também é interessante incentivar a reutilização da peça e dar dicas de como a embalagem pode ser aproveitada. Essa ação pode acontecer nos materiais que vão junto com o produto ou em um espaço online, com uso de um QR code, por exemplo.

Ainda é possível divulgar nos dois momentos: na entrega do produto e nas ações de marketing. Nas redes sociais, site e outros canais falar sobre isso ajuda a mostrar que a marca se preocupa com a sustentabilidade.

Personalização

Há duas formas de entender a personalização. Uma é oferecer ao cliente o que ele procura. Assim, não quer dizer que todo produto ou embalagem será única, mas que irá ao encontro dos anseios do público, que, por definição, tem características semelhantes.

Outra abordagem sobre personalização diz respeito a elementos únicos para cada pessoa. Também é possível personalizar dessa maneira, o que gera alto valor no unboxing experience. É possível deixar as famosas “cartinhas” prontas com espaço para o nome do cliente, perguntar a cor preferida e ter embalagens com tons diferenciados para enviar.

Para quem vende em marketplaces, essa tática gera mais valor para seu consumidor, pois cria diferenciação em meio a tantos concorrentes nessas grandes plataformas de e-commerce.

Dicas extras para um unboxing incrível e que incentiva a recompra

Associar sustentabilidade e personalização às embalagens já é um grande diferencial no unboxing. Os sellers também podem aproveitar para incentivar as próximas compras e incrementar ainda mais itens para fortalecimento da marca.

Ofereça cupons de desconto

Consumidores amam cupons de desconto. Uma forma de incentivar que um cliente conquistado hoje compre amanhã é com esse recurso. Dentro da embalagem, a loja pode colocar um QR code e dizer que ali contém uma surpresa, ou ser direto e já informar o código do cupom para a próxima aquisição.

A pesquisa “The Impact of Coupons on the Visit-to-Purchase Funnel” mostrou que os cupons trazem diversas vantagens:

– Dobram as chances de as pessoas visitarem o site.

– Dobram o número de páginas visitadas e o tempo gasto na página.

– Aumentam as chances de conversão.

Os motivos para incluir os cupons na estratégia são diversos, mas no momento do unboxing, em específico, já é o início de um pós-venda promissor. Afinal, se vender para um novo cliente é bom, para um cliente fiel é melhor ainda.

O cupom vai incentivá-lo a voltar ao e-commerce e dar preferência para a loja que caprichou na experiência.

Fidelize através de brindes

Conquistar a fidelidade do cliente e torná-lo um divulgador da marca são alguns desafios diante de tantas lojas virtuais e distrações. No momento da próxima compra, ele pode, em vez de se lembrar do lugar em que já comprou, pensar em que e-commerce o produto está mais barato. Então, o seller precisa adotar estratégias para a busca pelo produto ocorrer dentro do seu site, e não nos buscadores.

Uma das formas de aumentar as chances de recompra é com brindes. De acordo com pesquisa da Associação de Produtos Promocionais (PPAI, em inglês), 20,9% realizam compras em lojas nas quais receberam brindes. O índice cai para 13,4% e 7,1% para publicidade impressa e online, respectivamente.

Dessa forma, colocar pequenos mimos junto ao produto podem ajudar bastante na fidelização, além de colaborar com:

– Fortalecimento da marca;

– Incentivo para divulgação por parte do cliente nas redes sociais;

– Fortalecimento do relacionamento com o consumidor.

Caso o brinde seja criativo ou útil, as chances de o elemento contribuir para o sucesso do unboxing são ainda maiores.

Unboxing como fator UAU

Segundo o Disney Institute, o fator UAU acontece quando o cliente fica tão encantado que lhe faltam palavras. Por isso, é comum resumir a sensação com a experiência com a expressão UAU. Tentar chegar a esse estágio no unboxing é possível, principalmente ao unir sustentabilidade e personalização, dois fatores que os clientes apreciam cada vez mais.

Diante de uma concorrência tão grande na internet e dentro dos marketplaces, em especial para quem vende produtos sem tanta diferenciação, pensar em estratégias como o unboxing experience pode ser o que falta para ganhar destaque nas vendas online.

Afinal, se falta diferenciação nos preços, condições de pagamento e produtos, há oportunidades de mostrar algo mais em outras frentes. Claro, esse esforço para encantar o shopper deve vir acompanhado de cumprir as premissas básicas:

– Bom atendimento;

– Boa experiência de usabilidade na plataforma;

– Precificação competitiva;

– Qualidade dos produtos;

– Condições de frete atrativas.

Esses pontos precisam ser encarados como obrigatórios, mas nunca deve-se esquecer de checar se estão satisfatórios. Adotar um checklist para não descuidar do básico aumenta as chances de cumprir premissas imprescindíveis. Assim, todas as demais ações, que são um plus, estarão alicerçadas sob bases fortes.

Caprichar no básico e incrementar a experiência com um unboxing sustentável, personalizado e criativo são diferenciais que podem fazer a empresa ganhar a preferência, consolidar a loja com muitos clientes fiéis e aumentar seus lucros.