
Sustentabilidade e e-commerce: é preciso pensar nessa relação
O mundo está mudando - e rápido. Os hábitos se modificam ou terminam para outros poderem nascer. A pandemia que ainda não acabou, por exemplo, estimulou ainda mais o e-commerce, o delivery e o consumo em casa. Talvez muitos não tenham pensado nisso, mas o número de embalagens também aumentou com essa alta demanda. E o momento, agora, é de não separar sustentabilidade e e-commerce.
É o que indicou a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) para a agência FolhaPress. Segundo o estudo da entidade, as medidas de distanciamento social podem resultar em um salto de 15% a 25% na produção de resíduos sólidos (lixo orgânico e reciclável) das residências. Neste sentido, sustentabilidade e e-commerce precisam andar juntos, pensando no futuro e no momento atual.
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Sustentabilidade e e-commerce precisam andar juntos[/caption]
Outro dado que evidencia a mudança de comportamento da sociedade, especialmente em relação ao consumo, foi revelado por uma pesquisa da Nielsen. Os brasileiros estão cada vez mais sustentáveis e conscientes. De acordo com o estudo “Estilos de Vida 2019”, “42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente”.
Por conta dessa visão de mundo mais sustentável, muitas empresas estão investindo esforços nesse sentido. Existem “N” exemplos bastante atuais: desde a campanha da Nespresso para mostrar a sustentabilidade na cadeia de café até a iniciativa de diversos fabricantes de cosméticos que estão ampliando o investimento em refis de produtos para diminuir o número de embalagens.
