Logo E-Commerce Brasil

Mercado Livre expande frota sustentável com carretas movidas a gás

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Mercado Livre anunciou a expansão da sua frota sustentável, com a chegada de 46 carretas movidas a gás — biometano e GNV (Gás Natural Veicular) — até o final de 2021. Os oito primeiros veículos já estarão em circulação até o final de junho, com ampliação gradual da frota ao longo do ano.

De acordo com a empresa, as novas carretas à biometano emitem menos gases poluentes em comparação com as movidas à diesel, minimizando o impacto ambiental da rede logística da empresa, que tem se expandido na mesma proporção que o crescimento do negócio em toda a região. A frota irá se somar aos 51 carros elétricos que já estão em operação no país desde dezembro do ano passado.

As novas carretas irão atender inicialmente o Sul e Sudeste do Brasil, porém, a intenção do Mercado Livre é chegar a todas as regiões do país também com essa frota. Para isso, a empresa tem acompanhado a oferta deste tipo de combustível nos postos das principais rodovias, o que possibilitará a ampliação das rotas logísticas da companhia.

Com as oito carretas em circulação serão transportados, em média, quarenta mil pacotes por dia. Entretanto, até o final do ano, com as 46 carretas em operação, serão mais de 230 mil encomendas transportadas diariamente pelas carretas sustentáveis, o que irá fortalecer e dar continuidade à entrega mais rápida do Brasil.

O Mercado Livre conta com uma malha logística robusta composta pelos carros elétricos e carretas, além de vans e aviões. Atualmente, 90% das entregas da companhia ocorrem em até dois dias e 75% no dia seguinte, a partir da modalidade de Fulfillment, que atinge 1.800 cidades brasileiras – onde vive 80% da população do país.

“A expansão da frota sustentável está em linha com a nossa estratégia de meio ambiente e sustentabilidade para toda a América Latina. Temos consciência do aumento do nosso impacto ambiental. Por isso, almejamos operações cada vez mais limpas do ponto de vista ambiental e o protagonismo de veículos elétricos e a gás em nossa logística, o que reforça o nosso cuidado e preocupação com o meio ambiente”, comenta Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil.

Leia também: B2W Digital inicia operação com caminhões movidos a biometano e GNV