Vejo muitas pessoas extremamente preocupadas em criar uma versão responsiva para seu site, mas a pergunta é: Qual sua estratégia de vendas para os que não usam seu site em uma versão tradicional de desktop ou notebook?
Vamos a alguns conceitos:
- Versão responsiva de um site (e-commerce ou não) diz respeito à adaptação para um tamanho de device, que fará com que seu site tenha uma navegação confortável;
- Versão mobile de um site se dirige especificamente ao smartphone;
- Aplicativo (app) é um programa instalado através da App Store, Google Play ou Windows Store no seu smartphone ou tablet.
As estatísticas não mentem: quase 70% das compras finalizadas na versão desktop são provenientes de equipamentos mobile. Não há dúvida que a versão responsiva deve ser desenvolvida. Todos os sites terão que ser adaptados para outros devices —tablets, smartphones, quiosques, smart tvs, vending machines, etc — mas cada um terá que ter a estratégia correta. Alguém colocaria uma planilha de Excel com cinco abas para leitura em um smartphone? Vocês deixariam de colocar um vídeo sobre um produto em um tablet? O dono de um restaurante não colocaria a funcionalidade de ligação para a versão smartphone? Uma imobiliária deixaria de colocar contato via WhatsApp no smartphone como ferramenta de apoio ao corretores?
As perguntas acima são fáceis de responder. Porém, não podemos nos iludir: um site responsivo por si só não garante uma boa performance em vendas/conversão. Então surgem perguntas não tão fáceis de responder: “Converto meu site para um app?”, “Crio uma versão responsiva ou mobile?”.
Se a decisão for pelo aplicativo, temos na sequencia a pergunta: “Será que alguém vai querer baixar meu app para comprar na minha loja somente três vezes ao ano?” Caso a escolha seja a versão responsiva/mobile, surge outra questão: “Será que tenho estratégia de negócios para responsivo ou mobile?”.
Outro fator a ser considerado é que o Google bem recentemente anunciou que ranqueará melhor o site que tem versão mobile para SEO. Sem dúvida, mais um ponto, entre tantos outros, favorável à adaptação da versão desktop para as plataformas mobile. Afinal, quem somos nós para contrariar a gigante das buscas?
Se o motivo da conversão para responsivo for para termos compatibilidade, perfeito. Vá em frente. Porém, lembre-se que se não tivermos uma estratégia de vendas (promoções especiais, cupom de descontos), display, campanhas de adwords dirigidas, não espere grande resultado.
Resumindo, a adaptação do site para as versões responsiva ou mobile é imprescindível para a estratégia do seu negócio, uma vez que grande parte dos pedidos provém de plataformas mobile, proporcionando melhor usabilidade e experiência de compra aos usuários. Entretanto, somente a adequação a outras plataformas por si só não é suficiente que para se alcançar grandes resultados. Para que esses sejam conquistados, é necessário um plano de ações, no qual tudo tem que andar junto: estratégia de vendas, campanha, operação e tecnologia.